Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

pineal

pinealpineal | adj. 2 g. | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pi·ne·al pi·ne·al


(latim pinea, -ae, pinha + -al)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que tem a forma de pinha. = PINHIFORME, PINIFORME

2. [Anatomia]   [Anatomia]  Relativo à glândula pineal (ex.: região pineal; secreção pineal).

nome feminino

3. [Anatomia]   [Anatomia]  Glândula com formato de pinha, situada atrás do terceiro ventrículo do cérebro (ex.: a principal hormona da pineal é a melatonina). = EPÍFISE, GLÂNDULA PINEAL

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

O ponto de contacto entre espírito e corpo seria minúsculo: a glândula pineal , existente no cérebro não apenas no homem, mas de todos os vertebrados..

Em De Rerum Natura

A melatonina é produzida pela glândula pineal , que fica no cérebro, na ausência de luz..

Em Fonte do Lavra

sua glândula pineal , interferindo com a produção de melatonina”, a chamada hormona do sono porque intervém...

Em VISEU, terra de Viriato.

A melatonina é produzida pela glândula pineal , que fica no cérebro, na ausência de luz..

Em Fonte do Lavra

...cavernas simbolizam a caverna de Brahma, e a caverna de Brahma simboliza a glândula pineal , situada bem no centro dos quatro lobos do cérebro humano..

Em AKASHA - PORTO Nada est
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A minha questão é sobre a palavra transgénico, relativamente à alteração genética de vegetais e plantas. Como se diz correctamente?
A dúvida parece recair sobre a pronúncia do -s- na primeira sílaba da palavra transgénico. Se as sílabas fossem lidas pausadamente, a sua transcrição corresponderia a trans [trãZ] - ['] - ni [ni] - co [ku], o que originaria uma repetição do som [Z] (este símbolo representa o som da letra j em já ou judo, mas é também o som correspondente à letra s quando esta precede uma consoante sonora, como o som [Z]): [trãZ'ZÈniku]. No entanto, como o nosso sistema articulatório tem dificuldade em pronunciar duas consoantes idênticas seguidas, elas são fundidas num só som: [trã'ZÈniku].




Hoje li um título no JN que me deixou curiosa e me fez ler a notícia completa para saber o significado do título que, mais ou menos, dizia o seguinte: O novo IP3 vai ser uma auto-estrada e portagado. Esta palavra portagado deixou-me a pensar em gado(!) mas, no final, percebi que se relacionava com o pagamento de portagens. Por isso, pergunto se existe algum verbo portagar, ou, na minha opinião, no mínimo, portajar.
A forma correcta deverá ser, de facto, portajado e não portagado. Esta forma corresponde ao particípio passado adjectival do verbo portajar, que tem o significado de 'colocar portagem em'. O verbo portajar, que se encontra já averbado no Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto Editora), é um neologismo correctamente formado a partir de portagem, sob a forma portaj-, à semelhança de outras derivações a partir de palavras terminadas em -agem (ex.: coragem > encorajar; linguagem > linguajar; massagem > massajar; viagem > viajar). Pelo contrário, não há, em português, verbos terminados em -agar derivados de palavras terminadas em -agem.

É ainda de referir que existem algumas ocorrências em corpora do verbo portagear, que ainda não se encontra dicionarizado, apesar de estar correctamente formado. Este verbo portagear deriva da aposição do sufixo -ear ao radical portag- da palavra portagem, à semelhança de outros verbos derivados de palavras terminadas em -agem (ex.: chantagem > chantagear; homenagem > homenagear; massagem > massagear).

pub

Palavra do dia

qui·cha·ça qui·cha·ça


(alteração de cachaça)
nome feminino

[Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Acto ou estado de quem repete ou mantém uma afirmação, uma acção ou um comportamento, sem desistir ou aceitar recusa. = CASMURRICE, OBSTINAÇÃO, TEIMA, TEIMOSIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/pineal [consultado em 20-05-2022]