PT
BR
Pesquisar
Definições



piloto-automático

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pilotopiloto
|lô| |lô|
( pi·lo·to

pi·lo·to

)


nome masculino

1. Pessoa que dirige uma embarcação. = PRÁTICO

2. O que governa ou dirige um navio mercante, sob as ordens do comandante ou do capitão.

3. O que dirige os navios na entrada e saída dos portos.

4. Pessoa que dirige uma aeronave.

5. [Automóvel] [Automóvel] Pessoa que dirige um veículo em provas automobilísticas.

6. [Brasil] [Brasil] Profissional que monta um cavalo em corridas. = JÓQUEI

7. [Figurado] [Figurado] Aquilo ou aquele que dirige alguma coisa. = GUIA, DIRECTOR

8. Bico de um esquentador ou de um aquecedor a gás cuja chama se mantém geralmente acesa ou se acende primeiro, para depois aceder os restantes. = CHAMA-PILOTO

9. [Brasil] [Brasil] Indivíduo ou animal muito gordo.

10. [Ictiologia] [Ictiologia] Peixe carnívoro (Naucrates ductor) da família dos carangídeos, de corpo comprido, com faixas verticais negras, que tem o hábito de acompanhar tubarões ou outros peixes grandes de águas quentes, para se alimentar dos restos das suas presas. = PEIXE-PILOTO


adjectivo de dois géneros e de dois númerosadjetivo de dois géneros e de dois números

11. Que é experimental ou inicial, podendo vir a ser alterado, melhorado ou continuado (ex.: episódio piloto; plano piloto). [Como adjectivo, pode ser ligado por hífen ao nome que qualifica (ex.: projecto-piloto).]

12. Diz-se de uma variedade de pano, semelhante ao briche.

13. [Brasil] [Brasil] Que é cego de um olho ou não tem um olho. = ZAROLHO


piloto automático

Dispositivo que mantém a rota de um veículo sem intervenção do piloto. = AUTOPILOTO, GIROPILOTO

piloto de provas

O mesmo que piloto de testes.

piloto de testes

Profissional especializado em testar novos modelos ou novas funcionalidades em veículos, em especial automóveis ou aviões.

etimologiaOrigem etimológica:italiano antigo piloto, italiano pilota.

vistoFeminino: pilota. Plural: pilotos |lô|.
iconFeminino: pilota. Plural: pilotos |lô|.
piloto-automáticopiloto-automático

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Por que NATO e não OTAN?
Não há nenhum motivo linguístico para preferir a sigla NATO (nome oficial da organização e sigla de North Atlantic Treaty Organization) à sigla OTAN (de Organização do Tratado do Atlântico Norte). A designação OTAN não é geralmente utilizada nos meios de comunicação social, razão pela qual a forma NATO se deve ter tornado a mais vulgarizada. O facto de ser um acrónimo fácil de pronunciar também poderá ter ajudado a que NATO seja a forma mais divulgada.

Por essa mesma razão, o acrónimo ONU (Organização das Nações Unidas) foi preferido em relação ao acrónimo inglês UN (sigla oficial da organização United Nations), uma vez que esta sigla não permite a sua pronúncia como uma palavra de formação regular no português.




Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.