PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

sequencia

quadrinho | n. m. | n. m. pl.

Cada um dos rectângulos sequenciais em que se divide uma banda desenhada....


genómico | adj.

Relativo a genoma ou a genómica (ex.: biólogo genómico; fragmento genómico; sequenciamento genómico)....


cadeia | n. f.

Conjunto de elementos ou eventos sequenciais interligados através dos quais ocorre a propagação de algo (ex.: cadeia de transmissão de doença; cadeia de transmissão de informação)....


quadradinho | n. m. | n. m. pl.

Cada um dos rectângulos sequenciais em que se divide uma banda desenhada....


sequenciar | v. tr.

Dispor em sequência (ex.: sequenciar tarefas)....


Acto ou efeito de dispor em sequência, de sequenciar (ex.: sequenciamento de módulos)....


Acto ou efeito de dispor em sequência, de sequenciar (ex.: sequenciação de conteúdos)....


banda | n. f.

Série de desenhos que representa uma história ou uma situação, geralmente dividida em rectângulos sequenciais....


história | n. f. | n. f. pl.

Série de desenhos que representa uma história ou uma situação, geralmente dividida em rectângulos sequenciais. (Equivalente no português do Brasil: história em quadrinhos.)...



Dúvidas linguísticas



No contexto da criação de modelos, por exemplo, um modelo que descreva o comportamento dos utentes da CP face à oferta, é correcto usar as palavras modelação e modelização (esta última não incluída no vosso dicionário)?
Os dicionários de língua portuguesa registam apenas o termo modelação, como o acto de modelar (“criar a partir de molde ou modelo”), tendo modelagem por sinónimo. Os neologismos modelização e modelizar não se encontram averbados em nenhum dos dicionários consultados, sendo, no entanto, bastante frequentes em pesquisas na Internet. Essas ocorrências em páginas da Internet parecem apontar para uma ténue distinção entre modelar/modelação (“criar a partir de molde ou modelo”) e modelizar/modelização (“criar modelo”).



A frase Oh mãe, venha cá depressa! está incorrecta?
Como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a interjeição oh é usada para exprimir alegria, espanto, dor, repugnância ou para reforçar outro tipo de sentimento, pelo que, na frase que refere, o uso dessa interjeição não é adequado. Nestes casos, deverá ser usado o determinante apelativo ó, que antecede geralmente substantivos, pronomes pessoais ou possessivos e funciona com valor de vocativo, pois introduz interpelações ou chamamentos. Assim, a frase correcta será: Ó mãe, venha cá depressa!

Ver todas