PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

pirites

piritóide | adj. 2 g.

Que tem a forma de pirite....


arsenopirite | n. f.

Arsénio sulfureto natural de ferro (FeAsS)....


tálio | n. m.

Elemento químico (símbolo: Tl), de número atómico 81, que se apresenta como um metal branco que se encontra nas pirites....


pirite | n. f.

Combinação de enxofre com um metal qualquer. (A pirite propriamente dita é um sulfureto de ferro.)...


marcassite | n. f.

Cristal de uma espécie de pirite de ferro sulfurado....


vulcanite | n. f.

Borracha endurecida pela vulcanização....


calcopirite | n. f.

Pirite de cobre ou sulfureto natural de cobre e ferro....




Dúvidas linguísticas



Existe a palavra responsível?
A palavra responsível não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, sendo formada a partir da aposição do sufixo -ível à raiz latina respons-, do vocábulo responsum, que significa “resposta”. Embora o adjectivo responsível tenha algumas ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, o adjectivo responsivo, que partilha do mesmo significado (a que poderá aceder, seguindo a hiperligação), encontra-se dicionarizado, estando o seu uso mais difundido.



Gostaria de saber se a utilização do verbo "comer" como substantivo, em vez do mais comum "comida" pode ser considerada correcta, por exemplo nas seguintes expressões: "o comer está óptimo" ou "vou preparar o comer"
Não há nenhuma incorrecção nas frases o comer está óptimo ou vou preparar o comer, mas o substantivo comer é por vezes considerado como sendo próprio de um registo de língua informal.

Este tipo de derivação por mudança de categoria gramatical sem alteração da forma (neste caso obtém-se um substantivo a partir de um verbo) denomina-se conversão ou derivação imprópria (por não ter a junção de afixos) e é muito usual na língua (ex.: o saber não ocupa lugar, achava interessante o falar do ancião).


Ver todas