PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

persistência

afincado | adj.

Que tem empenhamento e persistência (ex.: trabalho afincado)....


remanência | n. f.

Persistência de magnetização numa barra de aço submetida à acção de um campo magnético....


renitência | n. f.

Oposição; persistência; obstinação....


firmeza | n. f.

Qualidade daquele ou daquilo que é firme; constância; persistência; fixidez; segurança; estabilidade....


fixação | n. f.

Estádio onde se fixa a libido e que é caracterizado pela persistência de modos de satisfação ligados a um objecto desaparecido....


Atitude de quem se esforça constantemente, de quem persiste, apesar dos obstáculos ou dos fracassos, em fazer ou alcançar algo; qualidade ou acção de quem persevera....


aturamento | n. m.

Constância, persistência....


induração | n. f.

Persistência, obstinação no mal....


infantilismo | n. m.

Estado anormal que consiste na persistência, na idade adulta, de certos caracteres da infância....


corajoso | adj. n. m.

Que ou o que revela força, persistência, determinação perante uma dificuldade ou um obstáculo (ex.: medida corajosa; os corajosos não desistem)....


talassemia | n. f.

Hemoglobinopatia hereditária devida à persistência de uma hemoglobina do tipo fetal e caracterizada por uma anemia....


uniformidade | n. f.

Constância ou persistência nas ideias ou opiniões....


persistente | adj. 2 g.

Que revela persistência; que persiste....


Instrumento que cria uma ilusão óptica de movimento, baseada na persistência da imagem na retina, através de um conjunto de imagens numa placa circular em movimento....



Dúvidas linguísticas



Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.



Seríssimo ou seriíssimo?
Ambas as formas seríssimo e seriíssimo podem ser consideradas correctas como superlativo absoluto sintético do adjectivo sério.

O superlativo absoluto sintético simples, isto é, o grau do adjectivo que exprime, através de uma só palavra, o elevado grau de determinado atributo, forma-se pela junção do sufixo -íssimo ao adjectivo (ex.: altíssimo).

No caso de grande número de adjectivos terminados em -eio e em -io, a forma gerada apresenta geralmente dois ii, um pertencente ao adjectivo, o outro ao sufixo (ex.: cheiíssimo, feiíssimo, maciíssimo, vadiíssimo).

Há alguns adjectivos, porém, como sério, que podem gerar duas formas de superlativo absoluto sintético: seriíssimo ou seríssimo. No entanto, como é referido por Celso Cunha e Lindley Cintra na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 260), parece haver uma maior aceitação das formas com apenas um i: “Em lugar das formas superlativas seriíssimo, necessariíssimo e outras semelhantes, a língua actual prefere seríssimo, necessaríssimo, com um só i”. O mesmo sucede com necessário, ordinário, precário ou sumário, por exemplo.


Ver todas