PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

pensão

inactivo | adj.

Classes formadas por indivíduos aposentados ou reformados que recebem pensão do Estado....


Diz-se do cónego que renuncia o benefício, reservando para si uma pensão anual....


Contrato pelo qual se vende uma propriedade ficando o comprador obrigado a dar, além do preço da compra, uma pensão anual ao vendedor....


vitalício | adj.

Que é destinado a durar toda a vida (ex.: pensão vitalícia; subsídio vitalício)....


moiação | n. f.

Antiga pensão de frutos equivalente a certo número de moios ou a parte de um moio....


pensão | n. f.

Renda que se paga vitaliciamente ou por determinado tempo a alguém, ao abrigo de determinado regime jurídico ou como recompensa de serviços (ex.: pensão de invalidez; pensão de reforma; pensão vitalícia)....


quarteiro | n. m. | adj.

Pensão que se pagava trimestralmente....


subfundo | n. m.

Divisão de um fundo (ex.: o fundo de pensões é composto por dois subfundos)....


anata | n. f.

Renda ou pensão anual....


comedia | n. f.

Pensão vitalícia que os soberanos davam aos militares beneméritos....


comedoria | n. f.

Pensão para alimentos....


prestimónio | n. m.

Pensão separada das rendas de um benefício para sustento de um sacerdote....


tença | n. f.

Pensão dada em remuneração de serviços....


marmiteiro | n. m.

Indivíduo, geralmente de uma pensão, que entrega aos clientes comida servida em marmita....


apanágio | n. m.

Bens cujos rendimentos constituíam pensão a filhos segundos ou viúvas nobres....



Dúvidas linguísticas



Questiono a existência da palavra extrudido ou estará incorrecta? Encontrei a palavra associada ao estado de alumínio, alumínio extrudido.
O vocábulo extrudido significa "que é obtido por extrusão", isto é, “que foi forçado a passar por uma fieira ou por um orifício para ficar com formato alongado”, sendo um adjectivo que qualifica essencialmente materiais maleáveis, plásticos ou metálicos (ex.: acrílico extrudido, alumínio extrudido, poliestireno extrudido). Esta palavra, que não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa consultados, é muito usada em domínios tecnológicos e industriais. Corresponde ao particípio passado do verbo extrudir (também ele ainda não registado em dicionários gerais de língua portuguesa), derivado do verbo latino extrudere, que significa "empurrar para fora", "obrigar a sair". Este verbo ou o respectivo particípio adjectival encontram-se já atestados em dicionários gerais de outras línguas modernas como o espanhol (extrudir), o francês (extrudé) ou o inglês (extrude).
Paralelamente, encontra-se registado no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa o adjectivo extrudado, com o mesmo significado acima atribuído a extrudido, tendo como etimologia uma derivação algo irregular pela aposição do sufixo verbal regular -ar ao radical extrud-, que seria uma alteração do radical extrus-, presente na palavra extrusão.




Ao fazer a pesquisa do termo prescindir, observei que constava como verbo intransitivo. Pesquisei, no entanto, no dicionário Aurélio e constava como verbo transitivo. Gostaria de alertar para esse possível erro.
Apesar de, actualmente, o verbo prescindir dever ser considerado um verbo transitivo indirecto, como faz o Aurélio, a classificação mais tradicional em dicionários portugueses (diferentemente de dicionários brasileiros como o Aurélio ou o Houaiss) é classificar verbos com regência de proposições que não sejam a (como "entregar a") como intransitivos (como é o caso de "prescindir de"). Em casos semelhantes, é normal encontrar discrepâncias entre dicionários portugueses e brasileiros, sendo a classificação dos segundos geralmente mais rigorosa.

Ver todas