PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

investidores

-or | suf.

Indica agente ou instrumento (ex.: dispersor; hipertensor; investidor)....


morganite | n. f.

Variedade de berilo cor-de-rosa usada em joalharia....


Prática financeira que transforma dívidas e títulos de crédito em títulos que podem ser vendidos a investidores....


activista | adj. 2 g. | adj. 2 g. n. 2 g.

Relativo a activos financeiros (ex.: fundo de investimento activista; investidores activistas)....


vendido | adj. n. m. | adj.

Que ou o que se vendeu....


portefólio | n. m.

Conjunto de material gráfico utilizado em apresentações....


co-investidor | adj. n. m.

Que ou quem investe juntamente com outrem....



Dúvidas linguísticas



Vocês poderiam me ajudar, esclarecendo se a palavra protegê-la é com "g" ou "j" (protejê-la)?
Deverá escrever com "g", pois trata-se de uma forma do verbo proteger. Poderá esclarecer esta e outras dúvidas de ortografia no FLiP On-line (www.flip.pt/online).



Negocia ou negoceia? Em português de Portugal, a 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo é negocia ou negoceia? Aprendi na escola (portuguesa) e sempre disse negoceia e qual o meu espanto que aqui, na Priberam, aparece o vocábulo negocia na conjugação do verbo. Como no corrector de português de Portugal a expressão Ele negocia não apresenta erro, deduzo que as duas formas estarão correctas. Se por aqui, no Brasil, o termo usado é negocia, pergunto qual o termo que um português deve aplicar.
No português de Portugal é aceite a dupla conjugação do verbo negociar nas formas do presente do indicativo (negocio/negoceio, negocias/negoceias, negocia/negoceia, negociam/negoceiam), do presente do conjuntivo (negocie/negoceie, negocies/negoceies, negocie/negoceie, negociem/negoceiem) e do imperativo (negocia/negoceia, negocie/negoceie, negociem/negoceiem), ao contrário do português do Brasil, que apenas permite a conjugação com a vogal temática -i- e não com o ditongo -ei- (negocio, negocias, etc.).

A mesma diferença de conjugação entre as duas normas do português (europeia e brasileira) apresentam os verbos derivados de negociar (desnegociar, renegociar), bem como os verbos agenciar, cadenciar, comerciar, diligenciar, licenciar, obsequiar e premiar.


Ver todas