PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

génita

bigénito | adj.

Gerado duas vezes (epíteto de Baco)....


génito | adj. n. m.

Que ou quem foi gerado....


ultimogénito | adj. n. m.

Diz-se de ou filho mais novo (ex.: filha ultimogénita; ele é o ultimogénito)....


Pessoa que nasceu na pórfira ou em berço de reis e príncipes....


secundogénito | adj. n. m.

Diz-se de ou filho segundo (ex.: filho secundogénito; a secundogénita tem menos três anos)....


segundogénito | adj. n. m.

Diz-se de ou segundo filho (ex.: filha segundogénita; contava dois anos mais que o segundogénito)....



Dúvidas linguísticas



Está correcto escrever a expressão rés-vés desta forma?
A forma registada nos dicionários e vocabulários de língua portuguesa, incluindo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, é resvés e não rés-vés, pelo que deverá dar preferência à forma não hifenizada. A origem desta palavra é incerta, mas estará provavelmente relacionada com o adjectivo rés.



Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.

Ver todas