PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

focídea

focídeo | adj. | n. m. | n. m. pl.

Relativo aos focídeos....


fócida | adj. 2 g. n. m.

O mesmo que focídeo....


foca-monge | n. f.

Mamífero pinípede da família dos focídeos (Monachus monachus)....


monge-do-mar | n. m.

Mamífero pinípede da família dos focídeos (Monachus monachus)....


lobo-marinho | n. m.

Designação dada a várias espécies de mamíferos da família dos otariídeos....


Designação dada a duas espécies de mamíferos marinhos carnívoros pinípedes da família dos focídeos, do género Mirounga, de grande porte, cujos machos são dotados de uma espécie de tromba....


Mamífero marinho carnívoro pinípede (Mirounga leonina) da família dos focídeos, de grande porte, cujos machos são dotados de uma espécie de tromba e são maiores do que os elefantes-marinhos-do-norte....


Mamífero marinho carnívoro pinípede (Mirounga angustirostris) da família dos focídeos, de grande porte, cujos machos são dotados de uma espécie de tromba e são mais pequenos do que os elefantes-marinhos-do-sul....



Dúvidas linguísticas



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).




Qual é a ortografia correcta para esta antiga república soviética: Bielorússia, Bielorrússia ou Bielorúsia?
Das três hipóteses apresentadas, a forma correcta é Bielorrússia, pois as consoantes duplas -rr- e -ss- são, em contexto intervocálico, a grafia que se adequa à pronúncia Bielo[R]ú[s]ia.

Relativamente a este topónimo, ou ao seu gentílico (bielorrusso, como poderá verificar no Dicionário Priberam), pode eventualmente colocar-se ainda o problema da divergência na grafia entre a norma portuguesa e a norma brasileira do português, uma vez que a tradição lexicográfica registava formas diferentes: Bielorrússia e bielorrusso na norma portuguesa e Bielo-Rússia e bielo-russo na norma brasileira até à publicação do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras, em 2009. Saliente-se que esta foi uma opção da publicação do VOLP e não da aplicação do Acordo Ortográfico e 1990, que é omisso nesta matéria.

Adicionalmente, deve referir-se que nos meios de comunicação brasileiros é maioritário o uso do topónimo Belarus, em vez de Bielorrússia, ainda que seja maioritário o uso do gentílico bielorrusso, em detrimento do gentílico belarusso (registado apenas no Dicionário Houaiss).


Ver todas