PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

estratificará

Diz-se da linha que corta dois planos de estratificação....


tifão | n. m.

Porção da crusta terrestre não estratificada....


loesse | n. m.

Sedimento fino, sem estratificação, com abundância de calcário, quartzo e argila, que provém do transporte de sedimentos diluviais pela acção do vento....


Parte da estratigrafia que estuda a idade dos terrenos estratificados e a relaciona com a história geológica....


Parte da estratigrafia que estuda a idade dos terrenos estratificados e a relaciona com a história geológica....


Parte da geologia que estuda os terrenos estratificados....


estratificar | v. tr.

Dispor ou colocar em camadas sobrepostas ou em estratos....


Parte da geologia que estuda os terrenos estratificados....


lentilha | n. f.

Planta da família das leguminosas (Lens esculenta), de sementes discóides comestíveis....


Estudo geológico dos terrenos estratificados baseado nos fósseis encontrados....


Estudo geológico dos terrenos estratificados baseado nos fósseis encontrados....



Dúvidas linguísticas



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.



Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.

Ver todas