PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

contaminante

misofobia | n. f.

Medo patológico da sujidade ou de contactos contaminantes....


presença | n. f.

Existência de uma coisa num lugar (ex.: a análise visa controlar a presença de contaminantes)....


Transformação de resíduos em material seco, inodoro e com baixa capacidade contaminante....


contaminante | adj. 2 g. | n. m.

Que contamina ou pode contaminar (ex.: substância contaminante)....


remediação | n. f.

Conjunto de técnicas para anular os efeitos nocivos de elementos tóxicos ou contaminantes no meio ambiente....


Utilização de plantas para anular os efeitos nocivos ou contaminantes de elementos tóxicos, no meio ambiente ou no ser humano....


misofóbico | adj. n. m. | adj.

Que ou quem sofre de medo patológico da sujidade ou de contactos contaminantes; que ou quem tem misofobia (ex.: personagem misofóbica; o estudo indica um aumento de misofóbicos)....


misófobo | adj. n. m.

Que ou aquele que tem medo patológico da sujidade ou de contactos contaminantes; que ou o que sofre de misofobia....


Que se acumula num organismo vivo ou que provoca bioacumulação (ex.: efeito bioacumulativo; substâncias contaminantes bioacumulativas)....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber uma palavra em português que comece com "vl"? Exemplo: Vladimir, mas não pode ser nome próprio.
Nos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, constam poucos nomes comuns iniciados pelo grupo consonântico vl, tais como vladica (título conferido aos bispos na Igreja Ortodoxa), vlamíngia (género de plantas), vlax (género de insectos) e vlemê (árvore nativa de São Tomé). Tal como se pode ver pelo número reduzido de palavras, este não é um grupo consonântico usual na ortografia do português.

A sequência dessas letras também é usada em nomes próprios de origem estrangeira, como Vladimir/Vladimiro ou Vladislau, e nos seus derivados.




O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".


Ver todas