PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

bucerotídeo

Ave bucerotiforme (Bycanistes bucinator), da família dos bucerotídeos, de tamanho médio, encontrado no Sul de África, com o grande bico encimado por uma protuberância óssea acinzentada....


Ave (Rhabdotorrhinus exarhatus) da família dos bucerotídeos....


Ave (Anthracoceros montani) da família dos bucerotídeos....


Ave (Rhyticeros everetti) da família dos bucerotídeos....


Ave (Penelopides mindorensis) da família dos bucerotídeos....


bucerotídeo | adj. | n. m. | n. m. pl.

Relativo aos bucerotídeos....


Ave (Anthracoceros coronatus) da família dos bucerotídeos....


Ave (Rhyticeros cassidix) da família dos bucerotídeos....


Ave (Anorrhinus austeni) da família dos bucerotídeos....


Ave (Ocyceros gingalensis) da família dos bucerotídeos....


Ave (Lophoceros nasutus) da família dos bucerotídeos....


Ave (Rhyticeros undulatus) da família dos bucerotídeos....


Ave (Rhabdotorrhinus leucocephalus) da família dos bucerotídeos....



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




"Rastreabilidade" pode ou não ser usada em português correcto?
A palavra rastreabilidade (com o significado “qualidade do que é rastreável”), apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apresenta uma formação correcta (de acordo com o paradigma -ável / -abilidade), pelo que o seu uso é possível. O adjectivo rastreável (de rastrear + sufixo -ável), apesar da sua formação correcta e da sua relativa frequência, apenas se encontra registado no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.

Ver todas