PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

arqueo-

Que diz respeito às rochas das primitivas idades geológicas ou aos primórdios do Paleolítico....


arqueo- | elem. de comp.

Exprime a noção de antigo ou primitivo (ex.: arqueografia)....


Relativo a conhecimentos ou estudos sobre acústica aplicados à arqueologia ou a estudos arqueológicos....


arqueografia | n. f.

Descrição gráfica de monumentos e cenários antigos....


arqueógrafo | n. m.

Aquele que descreve monumentos antigos....


Conjunto de conhecimentos ou estudos sobre acústica aplicado à arqueologia ou a estudos arqueológicos....


Organismo procariota, distinto das bactérias, que consegue viver em meios de condições extremas (temperaturas elevadas, oxigénio diminuído, etc.)....


arqueólogo | n. m.

Pessoa que se dedica à arqueologia....


Relativo à arqueobotânica, estudo de vestígios botânicos, geralmente em pesquisas ou sítios arqueológicos....


Estudo de vestígios botânicos, geralmente em pesquisas ou sítios arqueológicos....



Dúvidas linguísticas



Se seis meses é um semestre, como se designam cinco meses?
Tal como é referido na resposta quinquimestral, o prefixo de origem latina quinqui- (que indica a noção de “cinco”) é bastante produtivo, sendo possível formar a palavra quinquimestre para designar um período de cinco meses. Esta palavra não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas a sua formação respeita as regras morfológicas da língua portuguesa.



Constantemente uso o dicionário on-line Priberam. Hoje tive uma dúvida a respeito da ortografia da palavra superestrutura. No dicionário Aurélio está escrito da forma anteriormente mencionada, no dicionário da Priberam está superstrutura. Gostaria então de através deste, fazer a seguinte pergunta: a ortografia e significado das palavras em Português de Portugal diferem do Português do Brasil?
Não se trata propriamente de uma variação ortográfica, pois não há, em nenhuma das duas normas, determinação ortográfica que impeça uma das duas formas. Trata-se, sim, de uma diferença entre a tradição lexicográfica portuguesa (onde a forma superstrutura é registada e a forma superestrutura mais rara - apesar de registada, por exemplo, no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora) e a tradição lexicográfica brasileira (onde a forma superestrutura é registada e a forma superstrutura quase inexistente - apesar de registada, por exemplo, no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras).

Ver todas