PT
BR
Pesquisar
Definições



pentearia

A forma penteariapode ser [primeira pessoa singular do condicional de pentearpentear], [terceira pessoa singular do condicional de pentearpentear] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
penteariapentearia
( pen·te·a·ri·a

pen·te·a·ri·a

)


nome feminino

Oficina ou estabelecimento de penteeiro.

pentearpentear
( pen·te·ar

pen·te·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Compor, alisar ou limpar cabelos ou pêlos com pente ou escova.


verbo pronominal

2. Compor, alisar ou limpar os próprios cabelos.

3. [Figurado] [Figurado] Aspirar.

4. Preparar-se para.

etimologiaOrigem etimológica:pente + -ear.

Auxiliares de tradução

Traduzir "pentearia" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Ministrar pode usar-se como leccionar no seguinte contexto: curso de formação profissional ministrado para a entidade X? Se não, qual a palavra mais adequada para a frase indicada?
O verbo ministrar pode ser sinónimo de leccionar e, tal como este, quando selecciona um complemento indirecto constrói-se usualmente com a preposição a, pelo que no contexto indicado deveria figurar Curso de formação profissional ministrado à (= crase da preposição a + artigo definido a) entidade X.



As letras "c" das palavras director e actor, bem como a letra "p" de recepção e óptimo são pronunciadas por vocês ou não? Pois aqui no Brasil elas não o são e estou em dúvida de como deveria ser a pronúncia desses vocábulos aí em Portugal.
Em Portugal, as consoantes c e p das palavras director, actor, recepção e óptimo são geralmente mudas, isto é, não se pronunciam. Por esta razão, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, essas consoantes deixam de ser grafadas na variante europeia do português, aproximando-se assim a grafia à pronúncia: diretor, ator, receção e ótimo. No Brasil, uma vez que o p de recepção é geralmente pronunciado, não se verifica a sua supressão nesta palavra.