Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

pelourinho

pelourinhopelourinho | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pe·lou·ri·nho pe·lou·ri·nho


(francês pilori)
nome masculino

Coluna de pedra, erigida em lugar público, junto à qual se expunham e castigavam os criminosos. = PELOIRINHO

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "pelourinho" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

leram na diagonal e que julgavam ter sentado a embaixadora no pelourinho da opinião pública por indignidade..

Em sorumb

...de Marvão (Castelo, Largo de Santa Maria, Jardim da Igreja de Santiago, Praça do Pelourinho , Largo do Terreiro, Posto de Turismo) e Centro de Lazer da Portagem ..

Em ARRONCHES EM NOTÍCIAS

Nela se encontra também o pelourinho , o Ayuntamiento , e um cárcere tão diminuto que

Em TEMPO CONTADO

José Jardim, 79, na Figueira da Foz (à Praça Velha e pelourinho ) na zona histórica, junto à marina da cidade..

Em Outra Margem

...e ao Largo Luís de Camões, e ainda junto à Praça Velha e ao Pelourinho ), novo espaço livreiro na Figueira da Foz, abrirá as portas no próximo sábado...

Em Outra Margem
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como devo passar para o discurso indirecto a frase: Eu chamo-me Paula. Discurso indirecto: Ela disse que se chamava Paula? ou Ela disse que se chama Paula?
Na transformação do discurso directo em discurso indirecto de Eu chamo-me Paula, além da passagem da primeira (eu) para a terceira pessoa gramatical (ela) e da introdução de um verbo declarativo (dizer), deverá haver também uma passagem do presente (chamo) para o imperfeito do indicativo (chamava), isto é, a frase Eu chamo-me Paula deverá ser transformada em Ela disse que se chamava Paula. Sobre este assunto, poderá consultar também a resposta discurso directo, discurso indirecto e discurso indirecto livre.



Qual a forma correta de escrita da seguinte palavra (segundo o novo Acordo Ortográfico): sacrossanta, sacrosanta ou sacro-santa? E como se pronuncia? É que um professor da disciplina de Português me disse que se escreve "sacrosanta". Assim, não se pronunciaria "sacrozanta"?
Como poderá verificar pela consulta de um dicionário, a grafia correcta é sacrossanta, antes e depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, uma vez que a grafia desta palavra não sofre nenhuma alteração.

Se esta palavra fosse escrita com apenas um s, não seria, de facto, possível a pronúncia de [s] em sacrossanta, pois um s intervocálico, obrigaria à pronúncia [z], como acontece na palavra rosa.

pub

Palavra do dia

ra·bir·rui·vo ra·bir·rui·vo


(rabo + -i- + ruivo)
adjectivo
adjetivo

1. Que tem a cauda ruiva.

nome masculino

2. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a diversas aves da família dos muscicapídeos, do género Phoenicurus. = RABIRRUIVA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/pelourinho [consultado em 21-05-2022]