PT
BR
Pesquisar
Definições



pateasse

A forma pateassepode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de patearpatear] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de patearpatear].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
patearpatear
( pa·te·ar

pa·te·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. Dar pateada.

2. Sucumbir, morrer, ficar vencido.

3. Ter mau êxito, ser mal sucedido.

4. Bater com as patas.

5. Bater com os pés.

6. Reprovar com pateada.

etimologiaOrigem etimológica:pata + -ear.

Auxiliares de tradução

Traduzir "pateasse" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Qual o superlativo absoluto sintético do adjectivo maníaco?
Como é referido na resposta superlativos eruditos, o grau superlativo absoluto sintético é geralmente formado pela adjunção do sufixo -íssimo ao adjectivo. Em alguns casos, são necessárias as devidas adequações ortográficas para manter as características fonéticas do adjectivo no grau normal. Por analogia com outros adjectivos terminados em -aco (ex.: fraco - fraquíssimo; velhaco - velhaquíssimo), o superlativo absoluto sintético de maníaco parece ser maniaquíssimo. Os adjectivos terminados em -aco, tal como os terminados em -eco (ex.: seco - sequíssimo), formam este superlativo com adequação ortográfica para manter o som /k/ da sílaba final (é de referir que as formas consideradas irregulares advêm da existência de um superlativo latino como, por exemplo, opaco - opacíssimo). Os adjectivos terminados em -ico formam este superlativo geralmente sem manutenção do som /k/ da sílaba final (ex.: público - publicíssimo), embora, por vezes, haja manutenção desse som (ex.: simpático - simpatiquíssimo - simpaticíssimo).