Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

paralelogramo

paralelogramoparalelogramo | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pa·ra·le·lo·gra·mo pa·ra·le·lo·gra·mo


(latim parallelogrammus)
nome masculino

[Geometria]   [Geometria]  Quadrilátero cujos lados opostos são iguais e paralelos. = QUADRILONGO, RECTÂNGULO, ROMBÓIDE


Ver também resposta à dúvida: paralelogramo/paralelograma.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "paralelogramo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

aço de níquel AN-175-21 da ligação do paralelogramo do sistema de reforço do elevador, resultando em perda de controle da aeronave..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

aço de níquel AN-175-21 da ligação do paralelogramo do sistema de reforço do elevador, resultando em perda de controle da aeronave..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Perfeito, eterno e infinito como o paralelogramo losangular e impossível de Victor Vasarely..

Em infotocopiavel

A suspensão conserva a mesma geometria dos restantes da gama Huracán ( paralelogramo deformável em ambos os eixos), mas as molas e os amortecedores são novas (10%...

Em www.infomotors.net

paralelogramo ..

Em blogdematematica2017.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Por gentileza, qual o antônimo de cordial?
De acordo com o Dicionário Houaiss de Sinónimos e Antónimos, os antónimos do adjectivo cordial podem ser frio, indiferente, seco (ex.: teve uma atitude cordialteve uma atitude indiferente); desrespeitoso (ex.: as relações entre eles são cordiaisas relações entre eles são desrespeitosas); antipático, descortês, deseducado e grosseiro (ex.: os empregados daquela loja são cordiaisos empregados daquela loja são antipáticos). Os antónimos de cordial não se esgotam nesta lista, mas são estes os mais comuns para os diferentes sentidos deste adjectivo.



Gostava de saber se está correcta a repetição da preposição pelo na formulação a seguir: No quadro do seu périplo pelo Ruanda, pelo Burundi, pela RD Congo e pela Tanzânia, o fulano vai encontrar-se com o sicrano.
Não há nenhuma incorrecção na repetição da contracção pelo/pela na frase que refere. Pelo contrário, alguns gramáticos recomendam inclusivamente que, numa enumeração de substantivos, se for utilizado o artigo definido antes do primeiro, devem ser utilizados artigos definidos antes dos restantes substantivos (cf. CUNHA e CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: João Sá da Costa, 14ª ed., 1998, p.235). Isto aplica-se nesta frase, pois pelo/pela são contracções da preposição por com os artigos definidos o/a.
pub

Palavra do dia

pa·ra·de·ar pa·ra·de·ar


(parada + -ear)
verbo transitivo

1. Dispor em parada.

verbo intransitivo

2. [Brasil: Rio Grande do Sul]   [Brasil: Rio Grande do Sul]  Alardear valentias falsas ou exageradas; mostrar-se fanfarrão ou presunçoso. = FANFARREAR, FANFARRONAR, POMADEAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/paralelogramo [consultado em 26-11-2022]