Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

omissão

omissãoomissão | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

o·mis·são o·mis·são


(latim tardio omissio, -onis, do latim omissus, -a, -um, particípio passado de omitto, -ere, omitir)
nome feminino

1. Acto ou efeito de omitir ou de se omitir.

2. Aquilo que foi omitido. = FALTA, LACUNA, LAPSO, SILÊNCIO

3. Ausência de acção ou de reacção. = INÉRCIA, PASSIVIDADE

4. Ausência de cuidado ou de atenção. = NEGLIGÊNCIA


por omissão
De acordo com uma configuração predefinida, por ausência de acção ou de intervenção de um utilizador ou agente; como opção seleccionada automaticamente salvo se for indicada outra (ex.: por omissão, a impressora imprime a cores). = POR DEFEITO

salvo omissão
Se não houver omissão ou lacuna.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "omissão" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...70% do público nos estádios Correio da Bahia Colégio de Salvador é acusado de omissão após alunos trocarem mensagens racistas Tribuna da Bahia 125 presos e 3 toneladas de...

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

...Sesap “esclarece que deu início à apuração, por meio de sindicância, sobre a eventual omissão de atendimento de José Willians da Rocha na sexta-feira (05)”..

Em www.blogrsj.com

aditamento ao auto levantado ontem, porque o problema continua a ser o mesmo: omissão de procedimentos numas eleições que se querem democráticas..

Em www.ultraperiferias.pt

Ao analisar o pedido, a juíz entendeu estar constatada a omissão das autoridades oficiadas..

Em Caderno B

A pergunta que fica é: – Será que não abrir um PAD caracterizaria omissão por parte da estatal e seus

Em www.blogdocolares.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No vosso sítio da Internet, no dicionário on-line aparece o "S.M." em todas as pesquisas. Mas que quer dizer o S.M.? Segundo o vosso dicionário é uma abreviatura! Mas que quê? De “Sua Majestade” não me parece!
A abreviatura s. m. é redução de substantivo masculino e corresponde à classificação morfológica da palavra pesquisada (a par de muitas como s. f., substantivo feminino, ou adj., adjectivo, por exemplo).

Quando o utilizador faz uma pesquisa (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), surge como resultado um conjunto de palavras, a respectiva classificação abreviada e o início da definição. Quando o utilizador consulta o significado de uma palavra (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), se passar com o cursor do rato por cima de qualquer a abreviatura, aparece a sua extensão, para facilitar a consulta.

Poderá ainda consultar as abreviaturas utilizadas no dicionário na secção Abreviaturas, a que pode aceder clicando no quarto separador na barra cinzenta clara ao alto da página (a seguir a Página Principal | Sobre o dicionário | Como consultar).




...para um dia ser de vossa utilidade. Gostaria de saber se na frase acima o emprego do pronome vossa é errado.
Se não analisarmos o contexto, não há nenhuma incorrecção no fragmento frásico que nos apresenta, pois o pronome pessoal vossa pode dizer respeito à segunda pessoa do plural (vós), inferindo-se que essa é a forma de tratamento utilizada (ex.: Aprendei [vós] esta lição, para um dia ser de vossa utilidade).

Deduzimos, no entanto, que a dúvida diz respeito à utilização do pronome de segunda pessoa vosso no contexto de um tratamento por vocês, que corresponde a uma terceira pessoa gramatical.

Esta utilização é muito comum e está a ser cada vez mais aceite, apesar de ser desaconselhada por alguns gramáticos, que aconselhariam o uso do pronome seu, sua no mesmo contexto (ex.: Aprendam [vocês] esta lição, para um dia ser de sua utilidade).

O Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa, por exemplo, apesar de registar no verbete vosso que este pronome é usado no tratamento por vós e no tratamento por vocês observa que "no uso mais purista da língua, aconselha-se seu, sua em vez de vosso, vossa para o tratamento por vocês".

pub

Palavra do dia

ber·bi·ca·cho ber·bi·ca·cho


(origem duvidosa)
nome masculino

[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Coisa ou situação complexa, difícil (ex.: mas que grande berbicacho; ainda há uns berbicachos para resolver). = BARBICACHO, EMPECILHO, PROBLEMA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/omiss%C3%A3o [consultado em 04-12-2021]