Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

obsessão

obsessãoobsessão | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ob·ses·são ob·ses·são


(latim obsessio, -onis, cerco, assédio, bloqueio, perigo iminente)
nome feminino

1. Importunação perseverante.

2. Perseguição diabólica.

3. Ideia fixa.

4. Preocupação contínua.

5. [Espiritismo]   [Espiritismo]  Interferência ou influência, geralmente negativa, exercida por um espírito sobre outro.

Confrontar: obcecação.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "obsessão" para: Espanhol | Francês | Inglês

Esta palavra em blogues

Ver mais

É impressionante a obsessão do Biroliro em encontrar soluções mágicas para tudo..

Em www.tonygoes.com.br

...acasalamento das andorinhas, e foi esse esforço que provavelmente o levou a sua futura obsessão com a mecânica de voo..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...bem sabemos e vamos constatando ao longo do livro, tudo o que vira um obsessão e fanatismo pode trazer outros dissabores e um acontecimento dramático vai colocar em causa...

Em MARCADOR DE LIVROS

Voce teve este mesmo empenho e obsessao com aqueles da esquerda que desviaram BILHOES DE DOLARES atravez de mil esquemas fraudulentos...

Em www.sganoticias.com.br

HOJE, VOU COMEÇAR A NOSSA AMENA CONVERSA REFERINDO AS NOTÌCIAS QUE ME MAIS ME IMPRESSIONARAM IRÃO PERCEBER PORQUÊ . CONTUDO, PRIMEIRO, QUERO CHAMAR A VOSSA ATENÇÂO PARA ALGO DIVERTIDO MAS USUAL NESTA VOSSA AMIGA . DOIS ! SEMPRE DOIS DOC ( DOENÇA OBSESSIVA / COMPULSIVA ?) JURO QUE NÃO ! APENAS UMA VELHA HISTÒRIA QUE BATEU…

Em Reencontros
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se existe alguma regra de fonética para o plural de palavras tais como: fogo, poço, jogo... É que eu fui ensinado a pronunciar: fógos, póços, jógos... ao invés de fôgos, pôços, jôgos... (os acentos estão só como indicadores de fonética). É que recentemente tenho ouvido alguns jornalistas pronunciar estas palavras com entoação "ô"...? Agradecia que me esclarecessem esta dúvida.
Não existe oficialmente nenhuma regra fonética em português que dê conta da alternância vocálica entre o singular e o plural de palavras como fogo, poço, jogo, contorno, despojo, esforço, imposto, ovo, tijolo, troço.

As gramáticas e os prontuários incluem estas palavras em listas de vocábulos cuja vogal tónica, no singular, é o o fechado /ô/ mas que no plural se transforma em o aberto /ó/. Há, no entanto, muitos casos em que o singular e o plural mantêm o mesmo o fechado, como por exemplo acordo(s) /ô/, gosto(s) /ô/ ou sopro(s) /ô/ (pode encontrar mais exemplos na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, p. 184). Essas listas são relativamente extensas e difíceis de memorizar, o que pode estar na origem de dúvidas relativas à pronúncia desses termos.

Na sua Moderna Gramática Portuguesa (p. 124), Evanildo Bechara afirma que se tem recorrido à etimologia latina desses termos e ao paralelismo com a língua espanhola para desfazer hesitações de pronúncia, mas que tal não esclarece todas as dúvidas.

No artigo "Histórias de O", Ernesto d'Andrade faz a revisão de vários estudos desta alternância em português e fornece uma análise mais técnica, com base fonológica, deste fenómeno.

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa contém indicações de pronúncia, tanto no singular, quanto no plural dessas palavras.




Situemo-nos na área da arquitectura ou da engenharia civil. Imaginemos que falamos de uma tela retesada. Sob tensão. Será erro clamoroso (claro que, clamoroso ou não, pouco importa. Sendo erro...) Mas dizia eu: será erro nesse caso dizer e escrever "tela tensionada"?
Como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o verbo tensionar (homófono de tencionar), formado a partir da aposição do sufixo -ar à forma latina tensio, -onis (tensão), tem o significado “deixar ou ficar sob tensão”.

É possível usar este verbo com qualquer material passível de extensão ou tensão (ex.: o fio tensionou-se mas não partiu; a altura do salto é controlada pelo monitor, tensionando o cabo), como revelam pesquisas em corpora e em motores de pesquisa da Internet.

O Dicionário Priberam regista também o adjectivo tensionado, particípio de tensionar, com o significado “que está sob tensão; que se tensionou”, pelo que a expressão tela tensionada está correcta.

pub

Palavra do dia

lo·ri·ga lo·ri·ga


(latim lorica, -ae, cota de malha, couraça, parapeito, barreira, trincheira)
nome feminino

1. [Armamento]   [Armamento]  Saio de malha com lâminas de metal, na armadura.

2. [Armamento]   [Armamento]  Couraça.

3. Acto de ajudar. = AMPARO, AUXÍLIO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/obsess%C3%A3o [consultado em 01-08-2021]