PT
BR
Pesquisar
Definições



núcleos

A forma núcleosé [masculino plural de núcleonúcleo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
núcleonúcleo
( nú·cle·o

nú·cle·o

)


nome masculino

1. [Física] [Física] Massa central do átomo formada de protões (positivos) e de neutrões (neutros).

2. Miolo de fruto de casca dura.

3. Parte central. = CENTRO

4. [Astronomia] [Astronomia] Parte central da cabeça de um cometa.

5. [Geologia] [Geologia] O mesmo que núcleo terrestre.

6. Aglomeração, grupo.

7. Âmago, essência.

8. Ponto principal.

9. Sede.

10. [Figurado] [Figurado] Parte essencial de uma coisa, a nata, a flor.

11. [Fonética] [Fonética] Parte de uma sílaba, normalmente formada por uma vogal ou por um ditongo, posterior ao ataque e anterior à coda.

12. [História natural] [História natural] Esférula que constitui o centro de uma célula viva.


núcleo lenticular

[Anatomia] [Anatomia]  Estrutura de matéria cinzenta, com o formato de uma lente biconvexa, situada no centro do cérebro.

núcleo terrestre

[Geologia] [Geologia]  Camada mais interior do planeta Terra, abaixo do manto.

núcleo vitelino

[Biologia] [Biologia]  Núcleo do ovo fecundado, assim chamado para o distinguir da vesícula germinativa.

núcleosnúcleos

Auxiliares de tradução

Traduzir "núcleos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como se escreve? Eu não consigo deitar-me cedo. Eu não consigo me deitar cedo. Não consigo perceber se o não está associado ao primeiro ou segundo verbo, pois nos verbos reflexos na negativa os pronomes vêm antes do verbo.
O verbo conseguir, à semelhança de outros verbos como desejar, querer ou tentar, tem algumas propriedades análogas às de um verbo auxiliar mais típico (como o verbo ir, por exemplo). Nestes casos, este verbo forma com o verbo principal uma locução verbal, podendo o clítico estar antes do verbo auxiliar (ex.: eu não me vou deitar cedo; eu não me consigo deitar cedo) ou depois do verbo principal (ex.: eu não vou deitar-me cedo; eu não consigo deitar-me cedo). Isto acontece porque o verbo considerado auxiliar ou semiauxiliar pode formar com o verbo que o sucede uma locução verbal coesa, como se fosse um só verbo (e, nesse caso, o clítico é atraído pela partícula de negação não e desloca-se para antes da locução verbal) ou, por outro lado, o verbo conseguir pode manter algumas características de verbo pleno (e, nesse caso, o clítico me pode manter-se ligado ao verbo principal deitar, de que depende semanticamente). Nenhuma das duas construções pode ser considerada incorrecta, apesar de a segunda ser frequentemente considerada preferencial.

Nesta frase, o marcador de negação (o advérbio não) está claramente a negar o verbo conseguir e é semanticamente equivalente a "eu deito-me tarde, porque não sou capaz de me deitar cedo". Se estivesse a negar o verbo deitar-se (eu consigo não me deitar cedo), teria um valor semântico diferente, equivalente a "eu sou capaz de me deitar tarde", devendo nesse caso o clítico estar colocado antes do verbo deitar.




O substantivo cota actualmente utilizado pela juventude com o sentido de "pessoa mais velha" tem a sua origem na língua latina. Certo?
Como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra cota, no sentido de "pessoa mais velha", deriva do quimbundo, língua falada em Angola.