PT
BR
Pesquisar
Definições



noitibó-de-colar-ruivo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
noitibó-de-colar-ruivonoitibó-de-colar-ruivo
( noi·ti·bó·-de·-co·lar·-rui·vo

noi·ti·bó·-de·-co·lar·-rui·vo

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave (Gactornis enarratus) da família dos caprimulgídeos. = NOITIBÓ-DE-COLEIRA

etimologiaOrigem etimológica: noitibó + de + colar + ruivo.
noitibó-de-colar-ruivonoitibó-de-colar-ruivo

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



No Brasil, os meses são escritos em minúscula. Gostaria de saber se isso vale também para Portugal a partir do acordo ortográfico.
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano (ex.: o teu aniversário é em janeiro; prefiro o inverno ao verão), como já acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que contecia já segundo o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945 (ex.: a festa é no sábado).




Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.