PT
BR
Pesquisar
Definições



murmuradeira

A forma murmuradeirapode ser [feminino singular de murmuradormurmurador] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
murmuradeiramurmuradeira
( mur·mu·ra·dei·ra

mur·mu·ra·dei·ra

)


nome feminino

1. Mulher que tem o hábito de murmurar.

2. Mulher que costuma fazer críticas ou dizer mal. = MÁ-LÍNGUA

etimologiaOrigem etimológica:murmurar + -deira.
murmuradormurmurador
|ô| |ô|
( mur·mu·ra·dor

mur·mu·ra·dor

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou aquele que murmura.

2. Que ou quem costuma fazer críticas ou dizer mal. = MÁ-LÍNGUA

etimologiaOrigem etimológica:latim murmurator, -oris.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas


Em um texto que estou a estudar surge a palavra "onomatúrgica", no entanto não consigo achar o seu significado nem no vosso site nem em nenhum dicionário. Gostaria de saber o seu significado.
O adjectivo onomatúrgico não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição. No entanto, o seu uso não pode ser condenado, porquanto está correctamente formado; deriva da palavra grega onomatourgós, que significa “que cria palavras ou dá nomes às coisas” e que deu também origem ao português onomaturgo (termo que, de igual modo, não se encontra averbado em nenhum dicionário de língua portuguesa). Os termos onomaturgo e onomatúrgico são sinónimos enquanto adjectivos, com o mesmo sentido do étimo grego (ex.: trabalho onomaturgo = trabalho onomatúrgico), mas onomaturgo pode ainda ser usado como substantivo, com o significado “aquele que cria palavras ou dá nomes às coisas” (ex.: para aquele filósofo, Deus é um onomaturgo).



Gostaria saber se é possível criar adjectivos das palavras "livro", "mar" e "manhã".
Do substantivo livro obtém-se directamente um adjectivo, por aposição de sufixo, originando a forma livresco (livro + -esco). Já o termo livreiro é de origem latina.

Para as restantes palavras existem adjectivos de formação mais erudita, remontando ao latim e ao grego: marino, marinho, marítimo e talássico para o substantivo masculino mar e matutinal e matutino para o substantivo feminino manhã. O adjectivo matinal também é relativo a manhã mas forma-se por sufixação (matina + -al).