PT
BR
Pesquisar
Definições



milheiro

A forma milheiroé[nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
milheiro1milheiro1
( mi·lhei·ro

mi·lhei·ro

)


nome masculino

Grupo de mil unidades. = MILHAR

etimologiaOrigem etimológica:latim milliarius, -a, -um, que contém mil.
milheiro2milheiro2
( mi·lhei·ro

mi·lhei·ro

)
Imagem

BotânicaBotânica

Planta que dá milho.


nome masculino

1. [Botânica] [Botânica] Planta que dá milho.Imagem

2. Pé de milho.

3. [Ornitologia] [Ornitologia] Pássaro (Serinus serinus) da família dos fringilídeos, de pequeno porte, dorso e flanco riscados, com cabeça e peito amarelados. = MILHEIRA, MILHEIRIÇA, RISCADA

4. [Ornitologia] [Ornitologia] Pássaro conirrostro (Carduelis cannabina) da família dos fringilídeos, de pequeno porte, dorso castanho, granívoro, cujo canto é agradável e cujo macho tem testa e peito avermelhados. = PINTARROXO

5. [Viticultura] [Viticultura] Variedade de uva de bago miudinho.

etimologiaOrigem etimológica:milho + -eiro.


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Qual o adjetivo relativo ao substantivo plexo?
Nas obras de referência consultadas, não encontrámos registo de nenhum adjectivo relativo a plexo, a não ser no Dicionário Médico de L. Manuila (Lisboa: Climepsi Editores, 2001), onde plexural aparece registado como o adjectivo relativo a plexo. Este vocábulo plexural é de formação irregular em português (o regular seria, por exemplo, plexal ou pléxico, formas não atestadas), sendo um empréstimo da língua inglesa, fenómeno relativamente frequente em áreas técnicas como a anatomia.