Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

merda

merdamerda | n. f. | interj. | n. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

mer·da |é|mer·da |é|


(latim merda, -ae)
nome feminino

1. [Calão]   [Tabuísmo]  Excremento humano ou de outros animais.Ver imagem

2. [Calão, Depreciativo]   [Tabuísmo, Depreciativo]  Porcaria, sujidade.

3. [Calão, Depreciativo]   [Tabuísmo, Depreciativo]  Coisa sem qualidade, sem importância ou sem utilidade (ex.: o serviço do hotel é uma merda; tirem essas merdas daí). = BODEGA, PORCARIA

4. [Calão]   [Tabuísmo]  Situação muito difícil ou problemática (ex.: o sócio fugiu com o dinheiro e deixou a empresa na merda; dicas úteis para sair da merda).

interjeição

5. [Calão, Depreciativo]   [Tabuísmo, Depreciativo]  Exprime descontentamento, contrariedade, impaciência, irritação, raiva, repulsa. = BOSTA

6. [Calão]   [Tabuísmo]   [Teatro]   [Teatro]  Exprime votos de boa sorte.

nome de dois géneros

7. [Calão, Depreciativo]   [Tabuísmo, Depreciativo]  Indivíduo cobarde, amoral ou sem dignidade (ex.: ele é um merda). = MERDAS

8. [Calão, Depreciativo]   [Tabuísmo, Depreciativo]  Indivíduo sem préstimo ou habilidade (ex.: aquele merda só faz asneira). = ASELHA


de merda
[Calão, Depreciativo]   [Tabuísmo, Depreciativo]  De má qualidade (ex.: que livro de merda!).

fazer merda
[Calão]   [Tabuísmo]  Cometer um erro, enganar-se (ex.: acho que fiz merda no teste). = ERRAR

[Calão]   [Tabuísmo]  Fazer algo sem qualidade ou profissionalismo (ex.: eles só sabem fazer merda).

mandar (alguém) à merda
[Calão, Depreciativo]   [Tabuísmo, Depreciativo]  Discutir com alguém ou mandar embora em tom insultuoso.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "merda" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...tempo dos Benfiquistas deixarem de ver de uma vez por todas este canal de merda , cuja linha editorial é

Em O INDEFECTÍVEL

...não quisermos ser ridículos enviemos a todos os dirigentes mundiais emails à mandá-los à merda pelas encenações destes eventos fantasiosos, que são um grande negócio, onde andamos a ser...

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

...– De facto consegui salvar-me – disse ele – Ou melhor: fui salvo pela merda ..

Em TEMPO CONTADO

Não é só o Biroliro que, de vez em quando, fala merda para agradar seu gado mais tacanho..

Em www.tonygoes.com.br

A Comunicação Social em geral e páginas de merda como esta GoalPoint têm de levar com a nossa indiferença e repugnação..

Em O INDEFECTÍVEL
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se as palavras escritas em letras maiúsculas são acentuadas. Ex.: ÁRVORE.
Na ortografia portuguesa, as palavras têm a mesma acentuação independentemente de serem grafadas com letras maiúsculas ou minúsculas. Assim, se pretender escrever árvore, ébano, ímpeto, óbito, único com inicial maiúscula ou totalmente em maiúsculas, deverá escrever Árvore ou ÁRVORE, Ébano ou ÉBANO, Ímpeto ou ÍMPETO, Óbito ou ÓBITO ou Único ou ÚNICO.

O texto do Acordo Ortográfico, que regula a ortografia do português europeu e que tem regras específicas para o uso de maiúsculas nas bases XXXIX a XLVII, não refere explicitamente este assunto, mas o próprio texto legal contém sempre acentos em maiúsculas, nomeadamente em palavras como "MINISTÉRIO", "Ámon", "Áustria-Hungria", "Nun'Álvares", "Índias" ou no nome do Presidente da República em 1945, "ANTÓNIO ÓSCAR DE FRAGOSO CARMONA".

Outras ortografias de línguas românicas próximas do português, como o espanhol ou o francês, têm o mesmo comportamento. A Real Academia Española (Ortografía de la Lengua Española, Madrid: Editorial Espasa Calpe, 1999, p. 53) refere explicitamente que as maiúsculas levam acento e que a Academia nunca estabeleceu uma norma em sentido contrário. Quanto ao francês, a tradição escolar costuma ensinar que as maiúsculas podem não ser acentuadas, não sendo essa, no entanto, a posição da Académie Française, que recomenda o uso sistemático das maiúsculas acentuadas; também a União Europeia, no Código de Redacção Interinstitucional relativo ao francês postula que as maiúsculas são, em princípio, sempre acentuadas (http://publications.europa.eu/code/fr/fr-240203.htm).




Gostaria de saber qual a definição correta para uma ação tomada sobre um determinado assunto ou fato que ocorreu e que já tenha sido resolvido. A ação tomada foi eficaz ou a ação tomada foi eficiente?
Eu sei que existe uma classificação para tal. A ação tomada pode ter sido eficiente porém não eficaz ou eficaz porém não eficiente?
Os adjectivos eficaz e eficiente são sinónimos em várias acepções, pelo que não existe a diferença que refere entre as duas palavras.

Geralmente utiliza-se o adjectivo eficiente para qualificar pessoas e eficaz para qualificar nomes abstractos, como acções ou processos, apesar de esta distinção não ser muito rígida.

Na frase que refere, o mais usual seria utilizar o adjectivo eficaz (A acção tomada foi eficaz), mas não estaria errada se utilizasse o adjectivo eficiente.

pub

Palavra do dia

chi·me·co |é|chi·me·co |é|


(inglês shoemaker, sapateiro)
nome masculino

[Portugal: Madeira, Informal]   [Portugal: Madeira, Informal]  Pessoa de baixa estatura. = BAIXOTE

Confrontar: chumeco.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/merda [consultado em 29-11-2021]