PT
BR
Pesquisar
Definições



materno

A forma maternopode ser[adjectivoadjetivo] ou [elemento de composição].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
maternomaterno
|é| |é|
( ma·ter·no

ma·ter·no

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo a mãe; próprio de mãe. = MATERNAL

2. Do lado da mãe (ex.: tio materno).

3. Relativo à pátria.

4. [Figurado] [Figurado] Que demonstra afecto, carinhoso. = AFECTUOSO, CARINHOSO, MATERNAL

etimologiaOrigem etimológica:latim maternus, -a, -um.
materno-materno-


elemento de composição

Exprime a noção de mãe ou de maternidade (ex.: materno-infantil).

etimologiaOrigem etimológica:latim maternus, -a, -um, materno.

Auxiliares de tradução

Traduzir "materno" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.