PT
BR
Pesquisar
Definições



marsupiais

A forma marsupiaispode ser[adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros], [nome masculino plural] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
marsupialmarsupial
( mar·su·pi·al

mar·su·pi·al

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Relativo a marsúpio.

2. [Zoologia] [Zoologia] Relativo aos marsupiais.

3. Que tem uma bolsa abdominal.

4. Que tem forma de bolsa.


nome masculino

5. [Zoologia] [Zoologia] Espécime dos marsupiais.

marsupiais


nome masculino plural

6. [Zoologia] [Zoologia] Ordem de mamíferos cujas fêmeas têm uma espécie de bolsa no abdómen. = MARSÚPIOS

etimologiaOrigem etimológica:latim marsupium, -ii, bolsa + -al.

vistoPlural: marsupiais.
iconPlural: marsupiais.
marsupiaismarsupiais


Dúvidas linguísticas



Gostava de saber se a palavra anti-terrorista é hifenizada ou não.
Deve escrever-se antiterrorista e não anti-terrorista, quer se escreva de acordo com o Acordo Ortográfico de 1945 (cf. Base XXIX), quer de acordo com Acordo Ortográfico de 1990 (cf. Base XVI).

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de formação anti- apenas deve ser ligado por hífen a palavras que comecem por h (ex.: anti-higiénico), i (ex.: anti-ibérico), r (ex.: anti-rugas) ou s (ex.: anti-semita).

Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, o elemento de formação anti- apenas deve ser ligado por hífen a palavras que comecem por h ou por i (ex.: anti-higiénico, anti-ibérico). No caso de o elemento seguinte começar por r ou s, não deverá ser seguido de hífen e aquela consoante deve ser dobrada (ex.: antirrugas, antissemita).




A frase Oh mãe, venha cá depressa! está incorrecta?
Como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a interjeição oh é usada para exprimir alegria, espanto, dor, repugnância ou para reforçar outro tipo de sentimento, pelo que, na frase que refere, o uso dessa interjeição não é adequado. Nestes casos, deverá ser usado o determinante apelativo ó, que antecede geralmente substantivos, pronomes pessoais ou possessivos e funciona com valor de vocativo, pois introduz interpelações ou chamamentos. Assim, a frase correcta será: Ó mãe, venha cá depressa!