PT
BR
Pesquisar
Definições



manietado

A forma manietadopode ser [masculino singular particípio passado de manietarmanietar] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
manietadomanietado
( ma·ni·e·ta·do

ma·ni·e·ta·do

)


adjectivoadjetivo

O mesmo que maniatado.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de manietar.
manietarmanietar
( ma·ni·e·tar

ma·ni·e·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

O mesmo que maniatar.

etimologiaOrigem etimológica:alteração de maniatar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "manietado" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas


Qual o feminino de capataz? Isto porque tenho ouvido a palavra capataza quando se trata de uma mulher.
Por tradição lexicográfica, a palavra capataz vem registada em dicionários e vocabulários apenas como substantivo masculino, pelo facto de essa função ter sido ocupada maioritariamente por pessoas do sexo masculino. A forma capataza não surge registada em nenhuma obra de referência para o português. Assim, a palavra capataz poderá ser usada no masculino em relação a um referente de sexo feminino (ex.: Ela é o capataz da quinta) à semelhança de outros nomes em que o género da palavra não é igual ao sexo a que se refere (ex.: Ela é um bom garfo ou Ele é uma melga). Por outro lado, à semelhança do que tem acontecido com muitas profissões que hoje já não são exclusivamente desempenhadas por pessoas de sexo masculino, a palavra poderá ser usada como substantivo masculino e feminino (ex.: Ela é a capataz da quinta), como acontece em espanhol, língua de onde é originária a palavra.



A ouvir o noticiário surgiu-me uma dúvida: pode dizer-se muita pouca gente? Ou deve dizer-se muito pouca gente? Ou não se junta muito com pouco? É ridículo, mas não consigo chegar a uma conclusão.
A forma correcta será muito pouca gente, pois nessa expressão muito é advérbio, logo é invariável, tal como todos os advérbios. Nesta expressão, o advérbio muito está a modificar o determinante indefinido com valor adjectival pouca, da mesma forma que estaria a modificar um adjectivo numa frase como é um filme de muito curta duração ou ele tem muito escassos poderes; muito pouca gente é então equivalente a pouquíssima gente, da mesma forma que muito curta ou muito escassos seriam equivalentes, respectivamente, a curtíssima ou escassíssimos.