Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

majoritariamente

majoritariamentemajoritariamente | adv.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ma·jo·ri·ta·ri·a·men·te ma·jo·ri·ta·ri·a·men·te


(majoritário + -mente)
advérbio

De modo majoritário.


ma·jo·ri·tá·ri·o ma·jo·ri·tá·ri·o


(francês majoritaire)
adjectivo
adjetivo

1. Que se refere à maioria.

2. Que tem o maior número de deputados na Assembleia da República.

3. Que conta com a maioria dos eleitores.

nome masculino

4. Aquele que está em maioria.


SinónimoSinônimo Geral: MAIORITÁRIO

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Já o reverso está presente majoritariamente em aviões a

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Antigamente formado por grupos majoritariamente masculinos, agora os hóspedes são casais com ou sem filhos..

Em Caderno B

O texto previa a criação de um SUS chileno, majoritariamente público, e alterava o modelo de aposentadorias: a capitalização individual, que condena a maioria...

Em blog0news

Mulheres na política Tereza Cristina, que tem uma trajetória profissional em setores majoritariamente masculinos, como a política e o agro, incentivou o público feminino a ocupar mais...

Em Caderno B

Estes votos não estão indo majoritariamente para ele, mas se distribuindo entre outros candidatos, em especial para Ciro..

Em www.blogrsj.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Haverá alguma forma alternativa de utilizar o verbo reaver, no pretérito perfeito do indicativo, usada correntemente, e que se possa aceitar, não sendo aquela que consta das gramáticas?
As únicas flexões correctas do verbo reaver no pretérito perfeito do indicativo são aquelas preconizadas nas gramáticas e dicionários de língua portuguesa (reouve, reouveste, reouve, reouvemos, reouvestes, reouveram). Poderá consultar a conjugação do verbo reaver no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Tenho algumas dúvidas relativamente à posição do pronome nas seguintes estruturas gramaticais, deve dizer-se: a) gostava de o ver ou gostava de vê-lo; b) tenho o prazer de o convidar ou tenho o prazer de convidá-lo?
Nas frases apontadas, ambas as hipóteses podem ser utilizadas e nenhuma delas é considerada incorrecta. Nas hipóteses gostava de vê-lo e tenho o prazer de convidá-lo, o pronome átono o ocupa a sua posição canónica, à direita do verbo de que depende (ver e convidar, respectivamente), mas, na colocação dos clíticos, as preposições provocam geralmente a próclise, isto é, a atracção do clítico para antes do verbo (gostava de o ver e tenho o prazer de o convidar). Esta colocação proclítica é, no entanto, obrigatória quando o verbo está no infinitivo flexionado (ex.: Empresto-te o livro, mas é para o leres com atenção; Ele indignou-se por lhe omitirmos informação; e nunca *Empresto-te o livro, mas é para lere-lo com atenção; *Ele indignou-se por omitirmos-lhe informação; o asterisco indica agramaticalidade).

A descrição feita acima não se aplica à preposição a, com a qual não há geralmente atracção do clítico (ex.: Eles estavam a insultar-se; Aconselhei as crianças a reconciliarem-se; e não *Eles estavam a se insultar; Aconselhei as crianças a se reconciliarem), senão em registos dialectais do português europeu e, mais frequentemente, no português do Brasil.

pub

Palavra do dia

xân·ti·co xân·ti·co


(xanto + -ico)
adjectivo
adjetivo

Relativo a ou que tem cor amarela ou amarelada (ex.: litíase xântica; peixes xânticos).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/majoritariamente [consultado em 27-09-2022]