PT
BR
Pesquisar
Definições



mãe-de-família

A forma mãe-de-famíliapode ser[adjectivo femininoadjetivo feminino] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
mãemãe


nome feminino

1. Mulher que tem ou teve filho ou filhos.

2. Mulher que cria e educa criança ou adolescente que não foi gerado por ela, mas com quem estabelece laços maternais e a quem pode estar ligada por vínculos jurídicos (ex.: a mãe dele era solteira quando o adoptou).

3. [Zoologia] [Zoologia] Animal fêmea que tem filho ou filhos.

4. [Figurado] [Figurado] Mulher carinhosa ou protectora.

5. [Moçambique] [Moçambique] Tratamento respeitoso dirigido a mulher casada ou com alguma idade (ex.: está com pressa, mãe?). = SENHORA

6. [Figurado] [Figurado] Pessoa que chora facilmente.

7. [Figurado] [Figurado] Origem, causa, fonte (ex.: a ignorância é a mãe de muitos males). = GENETRIZ

8. Borra do vinho ou do vinagre no fundo do recipiente. = MADRE

9. [Brasil] [Brasil] Ser fantástico, espécie de sereia de água doce. = IARA, UIARA


adjectivo femininoadjetivo feminino

10. Que deu origem a outras coisas da sua espécie (ex.: loja mãe).

11. Que é considerada a principal entre outras do seu género (ex.: guerra mãe).


mãe de família

Mulher casada e com filhos.

pela mãe do guarda

[Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Expressão usada quando se faz um pedido encarecido ou para mostrar grande espanto. = POR AMOR DE DEUS

etimologiaOrigem etimológica: latim mater, -tris.
iconeNota: Como adjectivo, pode ser ligado por hífen ao substantivo que qualifica (ex.: nave-mãe; rocha-mãe).
mãe-de-famíliamãe-de-família
mãe-de-família


nome feminino

etimologiaOrigem etimológica: mãe + de + família.
icone(A definição desta palavra estará disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)
mãe-de-famíliamãe-de-família

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?
A expressão há alguns anos atrás e outras de estrutura semelhante (ex.: há dois minutos atrás, há três dias atrás), apesar de muito divulgada e de ser considerada aceitável por muitos falantes, é desaconselhada por conter em si uma redundância desnecessária: o verbo haver indica tempo decorrido (ex.: há dois anos que não a vejo; o filme acabou há uns minutos) e o advérbio atrás serve também para indicar tempo passado (ex.: semanas atrás tinha havido o mesmo problema, um minuto atrás disse o contrário). Por este motivo, será aconselhável substituir a expressão há alguns anos atrás por há alguns anos ou por alguns anos atrás.



Gostaria de saber algo sobre a palavra tauba, pois ouvi dizer que a palavra não está errada, mas achei em dicionário algum... Então fiquei em dúvida se ela é uma palavra nativa da língua portuguesa, ou é uma forma errada de pronunciá-la!
A palavra tauba não se encontra averbada em nenhum dicionário de língua portuguesa por nós consultado e o seu uso é desaconselhado na norma portuguesa. Trata-se de uma deturpação por metátese (troca da posição de fonemas ou sílabas de um vocábulo) da palavra tábua. Essa forma deturpada é usada em registos informais ou populares de língua, mais característicos da oralidade.

Regra geral, os dicionários registam o léxico da norma padrão, respeitando a ortografia oficial e descurando as variantes dialectais e populares. Ao fazê-lo, demarca-se o português padrão, aquele que é ensinado oficialmente, do português não padrão, aquele que se vai mantendo por tradição oral, em diferentes regiões do espaço lusófono. Ainda assim, há alguns exemplos deste português não padrão que se encontram registados em dicionários da língua padrão, seja porque surgem com alguma frequência em textos literários, seja porque se generalizaram em alguns estratos, seja para reencaminhar o consulente para a forma correcta. Tal acontece em obras como o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002), que regista, por exemplo, palavras como açucre, fror, frechada, prantar, pregunta, preguntar ou saluço a par das formas oficiais açúcar, flor, flechada, plantar, pergunta, perguntar, soluço, ou o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, que regista palavras como bonecra, noute e aguantar a par das formas boneca, noite e aguentar.