Significado de largueamos-vo-lo

    A forma largueamos-vo-lopode ser [primeira pessoa plural do presente do indicativo de larguearlarguear] ou [primeira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de larguearlarguear].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    larguearlarguear
    ( lar·gue·ar

    lar·gue·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e intransitivo

    1. Despender muito.

    2. Gastar à larga.

    3. Alargar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    largueador | adj. n. m.

    Que ou o que largueia....


    larguear | v. tr. e intr.

    Despender muito....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "largueamos-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Gostaria de saber se em palavras nas quais o prefixo termina com a mesma vogal que inicia a outra palavra (como anti+inflamatório; poli+insaturado, etc...) há necessidade de se usar hífen ou se é possível fusionar as duas vogais (e.g., antiinflamatório; poliinsaturado).