PT
BR
Pesquisar
Definições



laranjas

A forma laranjaspode ser [feminino plural de laranjalaranja] ou [masculino plural de laranjalaranja].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
laranjalaranja
( la·ran·ja

la·ran·ja

)
Imagem

BotânicaBotânica

Fruto comestível da laranjeira, de forma esférica, casca dura e polpa dividida em secções, rodeadas por uma película fina.


nome feminino

1. [Botânica] [Botânica] Fruto comestível da laranjeira, de forma esférica, casca dura e polpa dividida em secções, rodeadas por uma película fina.Imagem

2. [Botânica] [Botânica] Árvore da família das rutáceas.Imagem = LARANJEIRA


nome masculino

3. Cor da casca desse fruto, entre o amarelo intenso e o avermelhado.Imagem = COR DE LARANJA

4. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Pessoa simples ou ingénua.

5. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Pessoa usada como intermediária em fraude e negócios suspeitos. = TESTA-DE-FERRO


adjectivo de dois géneros e de dois númerosadjetivo de dois géneros e de dois números

6. Que tem a cor do fruto da laranjeira (ex.: comprou uns óculos laranja). = COR DE LARANJA

etimologiaOrigem etimológica:árabe narandja.

Auxiliares de tradução

Traduzir "laranjas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.



O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".