PT
BR
Pesquisar
Definições



lambareiramente

A forma lambareiramentepode ser [derivação de lambareirolambareiro] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
lambareiramentelambareiramente
( lam·ba·rei·ra·men·te

lam·ba·rei·ra·men·te

)


advérbio

De modo lambareiro.

etimologiaOrigem etimológica:lambareiro + -mente.
lambareirolambareiro
( lam·ba·rei·ro

lam·ba·rei·ro

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou o que gosta de comer doces ou iguarias. = GULOSO, LAMBARAZ, LAMBAZ, LAMBEIRO

2. [Figurado] [Figurado] Que ou quem não sabe guardar segredos. = CHOCALHEIRO, LAMBARAZ, MEXERIQUEIRO


nome masculino

3. [Marinha] [Marinha] Cabo para levantar a âncora do seu lugar.

etimologiaOrigem etimológica:lambar[ar] + -eiro.

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Gostaria de esclarecer qual a forma correta de escrever a palavra extra classe, ou seja, com hífen ou sem hífen?
Apesar de não se encontrar dicionarizada, a grafia correcta é extraclasse, pois, de acordo com o Acordo Ortográfico de 1945, o prefixo extra só se escreve com hífen quando o elemento que se lhe segue começa por vogal (ex.: extra-axilar, extra-oficial), h (ex.: extra-hepático), r (ex.: extra-regulamentar) ou s (ex.: extra-sensorial). A palavra extraordinário poderia parecer uma excepção a esta regra, mas na verdade ela não se formou com este prefixo, antes entrou no português já formada no latim.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, o elemento de formação extra- apenas deve ser ligado por hífen a palavras que comecem por h ou por a (ex.: extra-hepático, extra-axilar). No caso de o elemento seguinte começar por r ou s, não deverá ser seguido de hífen e aquelas consoantes devem ser dobradas (ex.: extrarregulamentar, extrassensorial).