Significado de lajeara-se-me

    A forma lajeara-se-mepode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de lajearlajear] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de lajearlajear].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    lajearlajear
    ( la·je·ar

    la·je·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Cobrir de lajes.

    verbo intransitivo

    2. Assentar lajes.

    etimologiaOrigem:laje + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "lajeara-se-me" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    lajeado | n. m.

    Pavimento coberto de lajes....


    lajedo | n. m.

    Pavimento coberto de lajes....


    enxova | n. f.

    Parte térrea ou lajeada da prisão, rente com a rua, ou abaixo do seu nível....


    enxovia | n. f.

    Parte térrea ou lajeada da prisão, rente com a rua, ou abaixo do seu nível....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "lajeara-se-me" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase "o cão rosnou "entre dentes", escreve-se "entre dentes" ou "entredentes" ou "entre-dentes"? No dicionário da Porto Editora encontrei "entredente" a referir-se a engrenagens dentadas. De resto parece-me que a opção correcta é "entre dentes".


      Gostaria de saber se escrever ou dizer o termo deve de ser é correcto? Eu penso que não é correcto, uma vez que neste caso deverá dizer-se ou escrever deverá ser... Vejo muitas pessoas a usarem este tipo de linguagem no seu dia-a-dia e penso que isto seja uma espécie de calão, mas já com grande influência no vocabulário dos portugueses em geral.