PT
BR
Pesquisar
Definições



introspeccionismo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
introspeccionismointrospecionismointrospeccionismo
|èci| |èci| |ècci|
( in·tros·pec·ci·o·nis·mo in·tros·pe·ci·o·nis·mo

in·tros·pec·ci·o·nis·mo

)


nome masculino

[Psicologia] [Psicologia] Teoria ou conjunto de métodos de investigação na área da Psicologia que se baseia na introspecção ou em informação que resulta da observação dos fenómenos psíquicos da própria consciência.

etimologiaOrigem etimológica:latim tardio introspectio, -onis, introspecção + -ismo.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: introspecionismo.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: introspeccionismo.
grafiaGrafia no Brasil:introspeccionismo.
grafiaGrafia em Portugal:introspecionismo.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: frequência do quarto ou frequência no quarto ano?
O substantivo frequência é geralmente seguido da preposição de (ou das suas contracções), como indica o Dicionário de Regimes de Substantivos e Adjectivos (25.ª ed., São Paulo: Globo, 2000), de Francisco Fernandes, e como atestam pesquisas efectuadas em corpora e em motores de busca da Internet.



Qual a frase correcta: Para puderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem? ou Para poderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem?
As formas poderem e puderem são duas formas verbais parónimas com alternância vocálica que correspondem a dois tempos verbais diferentes. Poderem (lê-se /pudêrem/) é a forma da terceira pessoa do plural do infinitivo pessoal do verbo poder; este tempo verbal utiliza-se para exprimir uma acção ou processo, mas sem expressar o tempo ou o momento específico (ex.: O facto de poderem optar dá-lhes grande liberdade. Enviou uma fotografia para os avós poderem ver a neta). Puderem (lê-se /pudérem/) é a forma da terceira pessoa do plural do futuro do conjuntivo do verbo poder; este tempo verbal utiliza-se para apresentar uma acção futura como possível ou hipotética, geralmente em orações subordinadas (ex.: Eles irão ao cinema se puderem). Tendo em conta o exposto, a frase correcta é Para poderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem.
O corrector sintáctico do FLiP alerta, entre outras coisas, para estas relações de paronímia.