Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
inteligênciainteligência | s. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

in·te·li·gên·ci·a in·te·li·gên·ci·a
(latim intelligentia, -ae, plural neutro de intelligens, -entis, particípio presente de intelligo, -ere, perceber, compreender)
substantivo feminino

1. Conjunto de todas as faculdades intelectuais (memória, imaginação, juízo, raciocínio, abstracção e concepção).

2. Qualidade de inteligente.

3. Compreensão fácil.

4. Pessoa muito inteligente e erudita.

5. [Figurado]   [Figurado]  Acordo, conluio.

6. Harmonia.

7. Habilidade.

8. Actividade ou serviço que visa obter e fornecer informações secretas relativas ao estado, ao governo, à segurança ou a sectores estratégicos.


inteligência artificial
[Informática]   [Informática]  Ramo da informática que estuda o desenvolvimento de sistemas computacionais com base no conhecimento sobre a inteligência humana.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "inteligência" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Qual a forma correta de escrita da seguinte palavra (segundo o novo Acordo Ortográfico): sacrossanta, sacrosanta ou sacro-santa? E como se pronuncia? É que um professor da disciplina de Português me disse que se escreve "sacrosanta". Assim, não se pronunciaria "sacrozanta"?
Como poderá verificar pela consulta de um dicionário, a grafia correcta é sacrossanta, antes e depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, uma vez que a grafia desta palavra não sofre nenhuma alteração.

Se esta palavra fosse escrita com apenas um s, não seria, de facto, possível a pronúncia de [s] em sacrossanta, pois um s intervocálico, obrigaria à pronúncia [z], como acontece na palavra rosa.




Além de aborígEne já vi também grafado aborígIne... Até num dicionário... Em que ficamos?
As palavras aborígene e aborígine são variantes e têm ambas origem na palavra latina aborigines, que designava os primeiros habitantes do Lácio (Itália) e, por extensão, de qualquer região. A primeira forma, aborígene, que se afasta da forma latina através de uma dissimilação (fenómeno que torna diferentes dois ou mais segmentos iguais ou semelhantes), tem sido, em geral, a forma consagrada pela lexicografia portuguesa, não havendo muitas vezes sequer registo da variante aborígine. A segunda forma, aborígine, mais próxima da forma latina, tem sido considerada preferencial pela lexicografia brasileira. O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, que tem uma edição brasileira e outra portuguesa, é disso o melhor exemplo, fazendo a remissão de aborígine para aborígene na edição portuguesa e vice-versa na edição brasileira.
Pelos motivos acima apontados, será aconselhável utilizar aborígene na norma europeia do português, uma vez que é a forma consagrada pela lexicografia portuguesa e pelo uso.

pub

Palavra do dia

isc·no·fo·ni·a isc·no·fo·ni·a
(grego iskhnofonía, -as, hesitação do discurso)
substantivo feminino

Fraqueza da voz.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/intelig%C3%AAncia [consultado em 24-01-2020]