Significado de inflamara-se-ma

    A forma inflamara-se-mapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de inflamarinflamar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de inflamarinflamar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    inflamarinflamar
    ( in·fla·mar

    in·fla·mar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Pôr ou ficar em chama, em combustão. = ATEAR, INCENDER, INCENDIAR ≠ APAGAR, EXTINGUIR

    2. [Figurado] [Figurado] Deixar ou ficar com rubor. = AFOGUEAR, AVERMELHAR, CORAR, RUBORIZAR ≠ EMPALIDECER

    3. Deixar ou ficar animado, arrebatado. = ENTUSIASMAR, ESTIMULAR, EXCITAR ≠ DESINFLAMAR

    4. Deixar ou ficar irritado. = EXALTAR ≠ ACALMAR

    5. [Medicina] [Medicina] Causar ou sofrer inflamação. ≠ DESINFLAMAR

    verbo intransitivo

    6. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Ficar cheio, lotado.

    etimologiaOrigem:latim inflammo, -are.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "inflamara-se-ma" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    aceso | adj.

    Inflamado, que se acendeu....


    amorfo | adj.

    Que não tem forma determinada....


    Que se inflama espontaneamente ao contacto do ar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "inflamara-se-ma" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Por gentileza, gostaria de pedir a retirada dos comentários sobre o sexo forte e o fraco que consta na definição da palavra sexo. Justifico o meu pedido dizendo que as frases parecem machistas, depreciativa no caso feminino, e é um equívoco dizer que o sexo feminino é fraco ou frágil.


      É absurdo dizer "voltagem" é um termo da Física ou da Engenharia Eletrotécnica! O termo científico é Tensão Elétrica, diferença de potencial. "Voltagem" é calão, trata-se de linguagem não qualificada e que por excesso de uso entrou na linguagem corriqueira! Não existe "voltagem", nem "amperagem", nem "ohmagem", nem "wattagem", nem qualquer outro disparate a nível eletrotécnico!