Significado de inflama-no-la

    A forma inflama-no-lapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de inflamarinflamar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de inflamarinflamar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    inflamarinflamar
    ( in·fla·mar

    in·fla·mar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Pôr ou ficar em chama, em combustão. = ATEAR, INCENDER, INCENDIARAPAGAR, EXTINGUIR

    2. [Figurado] [Figurado] Deixar ou ficar com rubor. = AFOGUEAR, AVERMELHAR, CORAR, RUBORIZAREMPALIDECER

    3. Deixar ou ficar animado, arrebatado. = ENTUSIASMAR, ESTIMULAR, EXCITARDESINFLAMAR

    4. Deixar ou ficar irritado. = EXALTARACALMAR

    5. [Medicina] [Medicina] Causar ou sofrer inflamação.DESINFLAMAR

    verbo intransitivo

    6. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Ficar cheio, lotado.

    etimologiaOrigem:latim inflammo, -are.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "inflama-no-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    aceso | adj.

    Inflamado, que se acendeu....


    amorfo | adj.

    Que não tem forma determinada....


    Que se inflama espontaneamente ao contacto do ar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "inflama-no-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Se me permitem, vou transcrever-vos duas frases que me surgiram e alterei, por senti-las erradas. Agradeço antecipadamente a vossa ajuda.

      Frase 1: A estabilidade e a sincronização facultam-nos o grau de previsibilidade que precisamos para funcionarmos como indivíduos em grupos sociais e especialmente na economia.
      Para além de ter corrigido o que precisamos - parece-me que deve ser de que precisamos, lá vem a grande questão. Transformei o funcionarmos em funcionar. De que precisamos para funcionar. Puro instinto, e espero que acertado. Há uma regra geral?

      Frase 2: E das velhinhas enregeladas, nas escadarias dos edifícios públicos, a tentar vender uma esferográfica ou uma pega de cozinha – os seus únicos pertences.
      Aqui foi o contrário. Achei que o correcto seria a tentarem vender.