PT
BR
Pesquisar
Definições



incomportavelmente

A forma incomportavelmentepode ser [derivação de incomportávelincomportável] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
incomportavelmenteincomportavelmente
( in·com·por·ta·vel·men·te

in·com·por·ta·vel·men·te

)


advérbio

De modo incomportável.

etimologiaOrigem etimológica: incomportável + -mente.
incomportávelincomportável
( in·com·por·tá·vel

in·com·por·tá·vel

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que não se pode comportar (ex.: peso incomportável).

2. Que não combina ou não se concilia com (ex.: realidades incomportáveis). = INCOMPATÍVEL, INCONCILIÁVELAJUSTÁVEL, CONCILIÁVEL

3. Que não se pode sofrer ou tolerar (ex.: dores incomportáveis; ambiente de trabalho incomportável). = INSUPORTÁVEL, INTOLERÁVEL

4. Que não se pode admitir ou consentir (ex.: situação incomportável).

5. Que não é compatível com a capacidade financeira de alguém (ex.: gastos incomportáveis para o erário público).

etimologiaOrigem etimológica: in- + comportável.
vistoPlural: incomportáveis.
iconPlural: incomportáveis.
incomportavelmenteincomportavelmente


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Atender ao telefone ou atender o telefone?
De acordo com alguns dicionários de língua portuguesa, como o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Objetiva, 2009) e o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses (Texto Editores, 2007), o verbo atender, no sentido de "responder (a uma chamada)", pode ser transitivo directo, isto é, usado com um complemento directo não introduzido por preposição (ex.: atender o telefone) ou usado como transitivo indirecto, isto é, com complemento indirecto precedido de preposição (ex.: atender ao telefone), apesar de este corresponder a um uso menos comum deste verbo.

Assim sendo, nenhuma das expressões que refere está errada, apesar de atender o telefone ser mais usado pelos falantes de português do que atender ao telefone.