PT
BR
Pesquisar
Definições



impenitente

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
impenitenteimpenitente
( im·pe·ni·ten·te

im·pe·ni·ten·te

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que se acha em estado de impenitência.

2. Não arrependido.

3. Obstinado no erro ou no crime.

Auxiliares de tradução

Traduzir "impenitente" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas


Qual a forma correcta de pronúncia da palavra menu : "ménu" ou "menú"?
Na questão colocada, não está em causa a acentuação (a palavra é sempre acentuada na última sílaba: menu), mas a qualidade da vogal. Por exemplo, uma vogal que corresponde à letra e pode corresponder ao som [È], como em fé, ao som [e], como em dedo, ao som [i], como em de ou medicina, ou ainda ao som [á], como por vezes em coelho.

No português, como regra geral (com muitas excepções), as vogais que não pertencem a uma sílaba tónica são elevadas. Por exemplo, no caso da vogal e nas palavras génio e genial, o som [È] (vogal mais baixa) da palavra nio (com acento tónico em ) passa a pronunciar-se [i] (vogal mais alta) em genial pois a sílaba tónica passou a ser a última genial.

Esta regra geral aplica-se a menu e aí, como a sílaba tónica é nu, a sílaba me pode pronunciar-se [mi]nu, como em de ou medicina, (e é esta a pronúncia registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia da Ciências/Verbo e, posteriormente, no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora). A palavra menu, apesar de já ser usada correntemente em português, é de origem francesa, sendo pronunciada com [i] também nessa língua. Desta forma, não há então motivo fonológico ou etimológico para se pronunciar menu com é aberto.




Cabe uma visada sobre o posicionamento: nesta frase, está correto o uso de sobre? Ou deveria ser visada no posicionamento?
Pesquisas feitas em corpora e em motores de busca da Internet em língua portuguesa revelam que o substantivo visada é maioritariamente seguido das preposições em (ex.: deu uma visada no ensino da informática) ou de (ex.: o historiador faz uma visada do século das Luzes), sendo também possível, embora em menor número, o uso de sobre (ex.: uma visada sobre o mercado bolsista).