Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

hibernação

hibernaçãohibernação | n. f.
derivação fem. sing. de hibernarhibernar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

hi·ber·na·ção hi·ber·na·ção


(latim hibernatio, -onis)
nome feminino

1. [Biologia]   [Biologia]  Estado letárgico de certos animais durante o Inverno, que corresponde a um adormecimento com quase total inactividade e redução do metabolismo do organismo ao mínimo. = HIEMAÇÃO

2. Estado de adormecimento ou de inacção.


hi·ber·nar hi·ber·nar

- ConjugarConjugar

(latim hiberno, -are)
verbo intransitivo

1. [Biologia]   [Biologia]  Estar em hibernação.

2. Passar o Inverno em local abrigado, geralmente em estado de entorpecimento. = INVERNAR

3. Ficar num estado de adormecimento ou de inacção.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "hibernação" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

que no espaço, se encontram outros salva-vidas contendo outras crianças como ela foi, em hibernação ..

Em intergalacticrobot

Numa altura em que a maioria dos ursos Grizzle já estava em hibernação este em concreto resolveu atrasar a entrada no buraco..

Em O Bom Sacana

...para a Constelação de Sagitário , após sair do seu estado final de " hibernação

Em Geopedrados

...fotos, incluindo a do nosso herói e revelado "rei leão" que, depois de uma hibernação de quase duas décadas, se prepara para festejar à superfície..

Em ex-DGEMN

No entanto, a múmia pode entrar intencionalmente em estado de hibernação para perder apenas 1 ponto a cada 20 anos e, embora a múmia esteja...

Em confrariadearton.blogspot.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual a diferença entre canhoto e esquerdino?
As palavras esquerdino e canhoto são sinónimas na acepção “que usa habitual ou preferencialmente a mão ou o pé esquerdo”.



Gostaria que me explicassem qual das expressões é a correta:
"Isto não tem nada a ver com aquilo."
"Isto não tem nada haver com aquilo."
Das frases que menciona, apenas a primeira (isto não tem nada a ver com aquilo) está correcta, pois, neste caso, a locução ter a ver com significa "estar relacionado com" ou "dizer respeito a" (ex.: fisicamente, o filho não tem nada a ver com o pai; quem disse que eu tenho alguma coisa a ver com essa história?). A segunda frase (*isto não tem nada haver com aquilo) está incorrecta e a dúvida resulta da semelhança fonética do verbo haver com a sequência a ver da locução ter a ver com.

É também a proximidade fonética entre ter a ver (com) e ter a haver que está na origem de outra dúvida muito semelhante, comum a muitos falantes de português, a que já respondemos aqui. É o caso em que a locução ter a ver (com) é confundida com a locução ter a haver, muito mais rara, que significa "ter a receber" ou “ficar na posse de algo” (ex.: a senhora ainda tem troco a haver; já recebi tudo, não tenho mais nada a haver). Nesse caso, qualquer frase decorrente de uma estrutura como ela não tem nada a _____ [ver/haver] com aquilo, é correcta: ela não tem nada a ver com aquilo significa “ela não tem relação com aquilo; aquilo não lhe diz respeito”; ela não tem nada a haver com aquilo significa “ela não recebe nada com aquilo”. No entanto, é altamente provável que, no caso dessa estrutura, a intenção seja indicar que o assunto ou a situação de que se está a falar [aquilo] não diz respeito ao interlocutor ou ao sujeito de quem se fala, pelo que, nesse caso, a única forma correcta de transmitir esse significado é através da locução ter a ver com, tal como ela é usada na frase isto não tem nada a ver com aquilo.

pub

Palavra do dia

que·ren·ci·ar que·ren·ci·ar


(querência + -ar)
verbo transitivo

Ter querença ou afeição a.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/hiberna%C3%A7%C3%A3o [consultado em 18-09-2021]