Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

heptagonal

heptagonalheptagonal | adj. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

hep·ta·go·nal hep·ta·go·nal


adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Do heptágono ou a ele relativo.

2. Que tem sete ângulos.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "heptagonal" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

daquele que foi um dos primeiros castelos transmontanos, mas a sua curiosa torre heptagonal , a Torre do Galo , é visitável..

Em ZéBonéOaparvalhado1

Data deste período a torre de menagem heptagonal , assim concebida para melhor resistir a ataques

Em Real Associação da Beira Litoral

De estilo gótico, sua forma heptagonal composta por torres cilíndricas nos ângulos e com a porta protegida por uma torre...

Em olharescruzados.blogs.sapo.pt

Diário de Notícias Domingo 20.04.2014 Pág. 53 [Confere, era uma quadradona estetica e mentalmente, aos 26. E aos 33, quando usei este vestido nos Globos de Ouro, ainda era retangular, huge no no . Não gosto de usar "igual a toda a gente", mas às vezes saiu-me ao lado. Todos cometemos erros. Quem não tem tenhados de vidro…

Em notawonderwoman.blogs.sapo.pt

-heptatrieno ( heptagonal ) Borabenzeno (um -B- no anel no lugar de um -CH- ;;

Em acordocoletivo.org
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A palavra pirâmide é apresentada pelo DLPO como de origem latina mas, no 1º teste do campeonato de português são colocadas 5 hipóteses e nenhuma é latina: egípcia, árabe, grega, germânica e celta. Penso que será grega mas gostaria de confirmar.
Como se pode ler no verbete pirâmide do Dicionário de Língua Portuguesa On-line, esta tem origem grega (“Gr. pyramís, pyramídos“), mas entrou no português através do latim (“do Lat. pyramide“).



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).

pub

Palavra do dia

su·per·va·câ·ne·o su·per·va·câ·ne·o


(latim supervacaneus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

Que ultrapassa as necessidades básicas. = INÚTIL, REDUNDANTE, SUPÉRFLUO, SUPERVÁCUOESSENCIAL, IMPRESCINDÍVEL, INDISPENSÁVEL

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/heptagonal [consultado em 26-11-2021]