PT
BR
Pesquisar
Definições



hediondamente

A forma hediondamentepode ser [derivação de hediondohediondo] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
hediondamentehediondamente
( he·di·on·da·men·te

he·di·on·da·men·te

)


advérbio

De modo hediondo.

etimologiaOrigem etimológica: hediondo + -mente.
hediondohediondo
( he·di·on·do

he·di·on·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que causa repulsa ou é considerado muito feio (ex.: criatura hedionda; rosto hediondo). = ASQUEROSO, ESQUÁLIDO, HORRÍVEL, REPUGNANTE, SÓRDIDO

2. Que se rejeita claramente do ponto de vista moral (ex.: crime hediondo; guerra hedionda). = ABJECTO, DEPRAVADO, HORRÍVEL, IGNÓBIL, REPUGNANTE, SÓRDIDO

3. [Pouco usado] [Pouco usado] Que cheira mal (ex.: cheiro hediondo). = FÉTIDO

etimologiaOrigem etimológica: espanhol hediondo, do latim vulgar *foetibumdus, do latim foeteo, -ere, ter cheiro fétido, cheirar mal, repugnar, ser insuportável.
hediondamente hediondamente

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas


Tenho duas questões a colocar-vos, ambas directamente relacionadas com um programa televisivo sobre língua portuguesa que me impressionou bastante pela superficialidade e facilidade na análise dos problemas da língua. Gostaria de saber então a vossa avisada opinião sobre os seguintes tópicos: 1) no plural da palavra "líder" tem de haver obrigatoriamente a manutenção da qualidade da vogal E? 2) poderá considerar-se que a expressão "prédio em fase de acabamento" é um brasileirismo?


Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?