Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

globulina

globulinaglobulina | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

glo·bu·li·na glo·bu·li·na


(glóbulo + -ina)
nome feminino

[Bioquímica]   [Bioquímica]  Proteína globular existente em tecidos animais e vegetais, geralmente insolúvel na água, mas diluível em soluções de sais neutros, e que entra na formação da matéria corante do sangue.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "globulina" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

estudo também descobriu que há 7 vezes mais a quantidade de globulina , um hormônio sexual de ligação que elimina a libido (SHBG), presente nas mulheres...

Em as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt

O seu consumo ajuda a produção de albumina sérica e globulina ..

Em withoutsecretstolive.blogs.sapo.pt

O consumo de sementes de cânhamo ajuda a produção de albumina sérica e globulina ..

Em withoutsecretstolive.blogs.sapo.pt

...também reduz a sua massa gorda e ajuda a estabilizar os seus níveis de globulina de ligação às hormonas sexuais (SHBG) para que a sua testosterona possa circular livremente,...

Em dicasuteis.blogs.sapo.pt

...de 40-70% de amido, 1-5% de lipídios, e 7-15% deproteínas (gliadina, glutenina, albumina e globulina )..

Em estrategiaeexcelencia.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Uma amiga minha perguntou-me se esta palavra existe: experienciar.
O verbo experienciar, sinónimo de experimentar, está dicionarizado em diversas obras portuguesas para além do Dicionário Priberam, como sejam o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa / Editorial Verbo, 2001), o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (6 vol., Lisboa: Círculo de Leitores, 2002), o Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto: Porto Editora, 2004) ou o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses (Lisboa: Texto Editores, 2007). A sua formação (a partir do substantivo experiência + sufixo -ar) é análoga à de outros verbos da língua portuguesa, como, por exemplo, influenciar, minudenciar, referenciar ou vivenciar.



Se se pode dizer que o verbo ser indica uma qualidade ou um estado permanente (ex. Ele é muito doente, O mar é salgado), enquanto o verbo estar indica uma qualidade ou um estado temporário ou pontual (ex. Ele está muito doente, O mar está calmo); qual é o uso de ser e estar em situações geográficas? Devo usar o verbo ser para dizer A escola é atrás da farmácia ou A escola está atrás da farmácia?
Na expressão de localizações geográficas deverão ser usados os verbos ser (ex.: a escola é atrás da farmácia) ou ficar (ex.: a escola fica atrás da farmácia), atendendo à estabilidade ou imobilidade dessa localização. Quando se trata de seres ou coisas móveis, a localização poderá ser feita com o verbo estar (ex.: a carrinha está em frente à porta).

Assim, reiterando o que foi dito nas respostas ser e estar e ser ou estar, o verbo ser implica qualidade ou situação que não depende de determinada(s) circunstância(s), ao contrário de estar, que implica uma eventualidade conhecida do falante.

pub

Palavra do dia

des·po·ta·do des·po·ta·do


(déspota + -ado)
nome masculino

Cargo, dignidade ou território da jurisdição de um déspota.

Confrontar: disputado.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/globulina [consultado em 04-12-2022]