PT
BR
Pesquisar
Definições



genocídio

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
genocídiogenocídio
( ge·no·cí·di·o

ge·no·cí·di·o

)


nome masculino

1. Destruição metódica de um grupo étnico ou religioso pela exterminação dos seus indivíduos.

2. [Por extensão] [Por extensão] Exterminação de uma comunidade de indivíduos em pouco tempo.

etimologiaOrigem etimológica:geno- + -cídio.

Auxiliares de tradução

Traduzir "genocídio" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Na frase Os únicos defeitos dela são ser chata e teimosa estou em dúvida quanto ao uso da palavra único no plural.
O substantivo defeito é masculino (ex.: o copo tem um defeito) e o adjectivo único concorda em género e número com o substantivo que modifica (ex.: nestas férias não leu um único livro, vendeu as únicas jóias que possuía), pelo que a frase Os únicos defeitos dela são ser chata e teimosa está correcta.



Situemo-nos na área da arquitectura ou da engenharia civil. Imaginemos que falamos de uma tela retesada. Sob tensão. Será erro clamoroso (claro que, clamoroso ou não, pouco importa. Sendo erro...) Mas dizia eu: será erro nesse caso dizer e escrever "tela tensionada"?
Como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o verbo tensionar (homófono de tencionar), formado a partir da aposição do sufixo -ar à forma latina tensio, -onis (tensão), tem o significado “deixar ou ficar sob tensão”.

É possível usar este verbo com qualquer material passível de extensão ou tensão (ex.: o fio tensionou-se mas não partiu; a altura do salto é controlada pelo monitor, tensionando o cabo), como revelam pesquisas em corpora e em motores de pesquisa da Internet.

O Dicionário Priberam regista também o adjectivo tensionado, particípio de tensionar, com o significado “que está sob tensão; que se tensionou”, pelo que a expressão tela tensionada está correcta.