Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

gargantilha

gargantilhagargantilha | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

gar·gan·ti·lha gar·gan·ti·lha


(espanhol gargantilla)
nome feminino

Adorno constituído geralmente por um fio metálico ou de pedras que se usa rente do pescoço. = AFOGADOR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "gargantilha" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...da carreira (ou seja, mal) e que têm a desfaçatez necessária para usar uma gargantilha onde se lê "boy toy" e ainda assim conquistar o mundo..

Em www.tonygoes.com.br

...aparelhos celulares, três máquinas de pagamento em cartão débito/crédito, um relógio de pulso, uma gargantilha , uma pulseira, dois perfumes, cremes de cabelo, e R$ 3..

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

...estão a fazer furor – um colar fino de pérolas, que usa como uma gargantilha , e um par de brincos de pérolas a combinar..

Em VISEU, terra de Viriato.

A Espanca de gargantilha ..

Em daniel abrunheiro

A gargantilha dourada com colares de contas graúdas e a torrente de balangandãs (rosários, correntes)..

Em anabelamotaribeiro.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como devo passar para o discurso indirecto a frase: Eu chamo-me Paula. Discurso indirecto: Ela disse que se chamava Paula? ou Ela disse que se chama Paula?
Na transformação do discurso directo em discurso indirecto de Eu chamo-me Paula, além da passagem da primeira (eu) para a terceira pessoa gramatical (ela) e da introdução de um verbo declarativo (dizer), deverá haver também uma passagem do presente (chamo) para o imperfeito do indicativo (chamava), isto é, a frase Eu chamo-me Paula deverá ser transformada em Ela disse que se chamava Paula. Sobre este assunto, poderá consultar também a resposta discurso directo, discurso indirecto e discurso indirecto livre.



A minha questão é sobre a palavra transgénico, relativamente à alteração genética de vegetais e plantas. Como se diz correctamente?
A dúvida parece recair sobre a pronúncia do -s- na primeira sílaba da palavra transgénico. Se as sílabas fossem lidas pausadamente, a sua transcrição corresponderia a trans [trãZ] - ['] - ni [ni] - co [ku], o que originaria uma repetição do som [Z] (este símbolo representa o som da letra j em já ou judo, mas é também o som correspondente à letra s quando esta precede uma consoante sonora, como o som [Z]): [trãZ'ZÈniku]. No entanto, como o nosso sistema articulatório tem dificuldade em pronunciar duas consoantes idênticas seguidas, elas são fundidas num só som: [trã'ZÈniku].

pub

Palavra do dia

ra·bir·rui·vo ra·bir·rui·vo


(rabo + -i- + ruivo)
adjectivo
adjetivo

1. Que tem a cauda ruiva.

nome masculino

2. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a diversas aves da família dos muscicapídeos, do género Phoenicurus. = RABIRRUIVA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/gargantilha [consultado em 21-05-2022]