Significado de fomente-se-lhe

    A forma fomente-se-lhepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de fomentarfomentar], [terceira pessoa singular do imperativo de fomentarfomentar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de fomentarfomentar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    fomentarfomentar
    ( fo·men·tar

    fo·men·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Promover o progresso de. = ANIMAR, ESTIMULAR, FAVORECER, INCENTIVAR, INCITAR

    2. [Medicina] [Medicina] Fazer leves fricções para estender um líquido, uma pomada ou afim sobre uma parte doente do corpo.

    etimologiaOrigem:latim fomento, -are.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "fomente-se-lhe" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    fovente | adj. 2 g.

    Que favorece ou fomenta....


    Que participa ativamente nalguma atividade ou tarefa....


    ilição | n. f.

    Untura, fomentação....


    ungido | adj. | n. m.

    Que se ungiu....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "fomente-se-lhe" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Actualmente, é mais correcto escrever-se num texto em português:
      toilette (estrangeirismo), toilete ou tualete?


      Com relação à conjugação do verbo adequar e às explicações que vocês forneceram para uma consulta enviada, quero registrar que estranha-me o fato de vocês terminarem a explicação dizendo "..., como afirma Rebelo Gonçalves, que o termo (no caso, uma forma verbal) que hoje não passa de uma hipótese, futuramente poderá ser uma realidade."
      Seguramente, se formos considerar tudo o que hoje é uma hipótese, já como realidade ouviremos inúmeros "a nível de Brasil", "houveram muitos problemas", "menas pessoas", "há dez anos atrás", "fazem muitos anos que não a vejo", etc.
      Entendo que, a partir daí, as regras gramaticais não farão mais nenhum sentido na nossa língua portuguesa.
      Sem contar que na conjugação desse mesmo verbo, no Pretérito Perfeito do Indicativo, vocês acentuaram a primeira pessoa do plural, regra de acentuação que desconheço e que, se vocês observarem, também não consta do Houaiss.
      Permita-me uma segunda observação: a resposta para essa pesquisa vocês consultaram Rebelo Gonçalves, no Vocabulário da Língua Portuguesa, datado de 1966. A última reforma ortográfica data, se não me engano, de 1973, portanto muito tempo depois.