Significado de fletiram-no-lo

    A forma fletiram-no-lopode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de flectirfletirflectir] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de flectirfletirflectir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    flectirfletirflectir
    |èt| |èt| |èct|
    ( flec·tir fle·tir

    flec·tir

    )
    Conjugação:irregular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Dispor em curva. = CURVAR, DOBRAR, FLEXIONARESTICAR

    etimologiaOrigem:latim flecto, -ere, curvar, dobrar, voltar, dirigir.

    Secção de palavras relacionadas

    sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: fletir.
    sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: flectir.
    grafiaGrafia no Brasil:flectir.
    grafiaGrafia em Portugal:fletir.

    Histórico de pesquisas

    A palavra "fletiram-no-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Peço auxílio para a composição de palavras com prefixos gregos e latinos. Quando são em justaposição e quando são em aglutinação? Minha dúvida neste momento é com a palavra intra + esclerótico.


      Ainda no contexto da palavra estória, gostaria de saber se é errado usar a palavra estória quando se fala de algo que aconteceu; por exemplo: "Queria contar-te uma estória que aconteceu comigo." ou "Queres que te conte a minha estória" (aqui referindo-se ao que se tem passado com a personagem nas últimas 24 horas). Espero não estar a ser chato com esta dúvida, mas a verdade é que, embora tenha gostado da vossa resposta anterior (é sempre bom ter um pouco de cultura), não fiquei muito esclarecido sobre o seu uso corrente, e se é erróneo ou não.