PT
BR
Pesquisar
Definições



fiscalizara

Será que queria dizer fiscalizará?

A forma fiscalizarapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de fiscalizarfiscalizar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de fiscalizarfiscalizar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
fiscalizarfiscalizar
( fis·ca·li·zar

fis·ca·li·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Exercer fiscalização sobre.

2. Vigiar, examinar, verificar.

3. Sindicar.

4. Censurar.


verbo intransitivo

5. Exercer o cargo ou as funções de fiscal.

etimologiaOrigem etimológica:fiscal + -izar.

fiscalizarafiscalizara

Auxiliares de tradução

Traduzir "fiscalizara" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?
A aglutinação do prefixo des- à palavra seguinte não obriga à pronúncia /s/. Aliás, os poucos dicionários que fazem a transcrição fonética das palavras às quais dão entrada registam /des-sin-cro-ni-zar/ e não /de-ssin-cro-ni-zar/.



Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).