PT
BR
Pesquisar
Definições



festão

A forma festãoé[nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
festão1festão1
( fes·tão

fes·tão

)
Imagem

Ornamento composto de elementos diversos (flores naturais ou artificiais, folhagem, figuras em papel recortado, etc.) ligados por um fio que se suspende para decorar ruas, praças, salas, etc.


nome masculino

1. Ornamento composto de elementos diversos (flores naturais ou artificiais, folhagem, figuras em papel recortado, etc.) ligados por um fio que se suspende para decorar ruas, praças, salas, etc.Imagem = GRINALDA, GUIRLANDA

2. [Arquitectura] [Arquitetura] [Arquitetura] Ornato que representa uma grinalda.

3. Faixa bordada na extremidade de roupas de cama, banho ou de mesa.

etimologiaOrigem etimológica: francês feston.
festão2festão2
( fes·tão

fes·tão

)


nome masculino

1. Grande festa.

2. Festa muito animada.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: FESTANÇA

etimologiaOrigem etimológica: festa + -ão.
festãofestão

Auxiliares de tradução

Traduzir "festão" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?
A expressão há alguns anos atrás e outras de estrutura semelhante (ex.: há dois minutos atrás, há três dias atrás), apesar de muito divulgada e de ser considerada aceitável por muitos falantes, é desaconselhada por conter em si uma redundância desnecessária: o verbo haver indica tempo decorrido (ex.: há dois anos que não a vejo; o filme acabou há uns minutos) e o advérbio atrás serve também para indicar tempo passado (ex.: semanas atrás tinha havido o mesmo problema, um minuto atrás disse o contrário). Por este motivo, será aconselhável substituir a expressão há alguns anos atrás por há alguns anos ou por alguns anos atrás.



Se seis meses é um semestre, como se designam cinco meses?
Tal como é referido na resposta quinquimestral, o prefixo de origem latina quinqui- (que indica a noção de “cinco”) é bastante produtivo, sendo possível formar a palavra quinquimestre para designar um período de cinco meses. Esta palavra não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas a sua formação respeita as regras morfológicas da língua portuguesa.