PT
BR
Pesquisar
Definições



festões

Será que queria dizer festoes?

A forma festõesé [masculino plural de festãofestão].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
festão1festão1
( fes·tão

fes·tão

)
Imagem

Ornamento composto de elementos diversos (flores naturais ou artificiais, folhagem, figuras em papel recortado, etc.) ligados por um fio que se suspende para decorar ruas, praças, salas, etc.


nome masculino

1. Ornamento composto de elementos diversos (flores naturais ou artificiais, folhagem, figuras em papel recortado, etc.) ligados por um fio que se suspende para decorar ruas, praças, salas, etc.Imagem = GRINALDA, GUIRLANDA

2. [Arquitectura] [Arquitetura] [Arquitetura] Ornato que representa uma grinalda.

3. Faixa bordada na extremidade de roupas de cama, banho ou de mesa.

etimologiaOrigem etimológica:francês feston.

festão2festão2
( fes·tão

fes·tão

)


nome masculino

1. Grande festa.

2. Festa muito animada.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: FESTANÇA

etimologiaOrigem etimológica:festa + -ão.

festõesfestões

Auxiliares de tradução

Traduzir "festões" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.